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dc.creatorCarvalho, Luciana Menezes
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2010-03-17
dc.identifier.citationCARVALHO, Luciana Menezes. Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6315
dc.description.abstractThis thesis has as context the institutional legitimation crisis that occurs in our society and affects the mediating role of journalism informative, maximized by the interactive practices of digital social media, with their abilities for participation, sharing and decentralized distribution of messages by public. This logic is opposed to the broadcast model of mass media that mark the process of journalism legitimacy. The research problem asks: what strategies of institutional legitimacy emerge in the contents of messages postedby the newspaper Zero Hora on Twitter? The overall goal is to understand the strategies used by journalism in order to gain institutional legitimacy through the use of digital social media. The specific objectives are: to recognize the institutional uses of Twitter for Zero Hora, identifying the emerging strategies of institutional legitimacy for the posts of Zero Hora on Twitter, watch as Zero Hora develops its mediation role in the informational use of Twitter as social media, analyze the relationship between the mediating role of journalism and the characteristics of digital social media disintermediation. The Hybrid methodology is qualitative, using content analysis (CA), semi-structured interviews and participant observation in the writing of Zero Hora. The Content Analysis (CA) was performed in two corpora relating to news coverage carried out by Zero Hora with a one year interval between them. The results of the CA was crossed with data from participant observation and interviews, relating to the theoretical analysis. The main uses of Twitter found relate to the categories of information dissemination, participation, sharing and conversation, making to emerge strategies of institutional legitimacy by journalism. The analysis indicates for continuities and ruptures in the process of legitimation by journalism on the passage of the emission centered logic of mass media for decentralized and interactive logic by digital social media. Comparing the two corpora analysis was possible to observe a transformation in the mediating role of the news organization's Twitter, with a growing ownership of the possibilities of digital social media participation, in which the public is increasingly included.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectLegitimação institucionalpor
dc.subjectJornalismo informativopor
dc.subjectMídias sociais digitaispor
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectInstitutional legitimacyeng
dc.subjectInformative journalismeng
dc.subjectDigital social mediaeng
dc.subjectTwittereng
dc.titleLegitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitterpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais digitais, com suas possibilidades de participação, compartilhamento e distribuição de informações pelo público. Essa lógica se contrapõe ao modelo de transmissão da mídia de massa que tem marcado o processo de legitimação do jornalismo. O problema de pesquisa é que estratégias de legitimação institucional emergem no conteúdo das mensagens postadas pelo jornal Zero Hora no Twitter? . O objetivo geral é compreender as estratégias utilizadas pelo jornalismo informativo com vistas a obter legitimação institucional por meio do uso das mídias sociais digitais. Os objetivos específicos são reconhecer os usos institucionais do Twitter por Zero Hora; identificar as estratégias de legitimação institucional emergentes nas postagens de Zero Hora no Twitter; observar como Zero Hora desenvolve seu papel de mediação informativa no uso do Twitter como mídia social; analisar a relação entre o papel de mediação do jornalismo e as características desintermediadoras das mídias sociais digitais. A metodologia é híbrida com caráter qualitativo, utilizando análise de conteúdo (AC), entrevista semi-estruturada e observação participante na redação de Zero Hora. A análise de conteúdo (AC) foi realizada em dois corpora relativos a coberturas jornalísticas realizadas por Zero Hora com um intervalo de um ano entre elas. Os resultados da AC foram cruzados com os dados provenientes da observação participante e das entrevistas, relacionando-se as análises ao referencial teórico. Os principais usos do Twitter encontrados relacionam-se às categorias de difusão de informações, participação, compartilhamento e conversação, em que emergem estratégias de legitimação institucional do jornalismo. A análise indica continuidades e possíveis rupturas no processo de legitimação do jornalismo informativo na passagem da lógica de emissão centralizada da comunicação de massa para a lógica interativa e descentralizada da mídia social digital. Comparando-se os dois corpora de análise foi possível observar uma transformação no papel de mediação da organização jornalística no Twitter, com uma crescente apropriação das possibilidades de participação da mídia social digital, em que o público é cada vez mais incluído.por
dc.contributor.advisor1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075373845442641por
dc.contributor.referee1Corrêa, Elizabeth Nicolau Saad
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7682721166168676por
dc.contributor.referee2Recuero, Raquel da Cunha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230106202961229por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677950351492634por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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