Mostrar registro simples

dc.creatorLasta, Elisangela
dc.date.accessioned2012-11-09
dc.date.available2012-11-09
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationLASTA, Elisangela. Processes in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate blogging. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6320
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme the communication processes developed organizations in the digital media / corporate blog, which is enclosed in the examination of socio-technical strategies of visibility and legitimacy undertaken in 16 blogs the corporate Medium-Large Business and Large Business of the blogsphere Brazilian. The overall objective is to develop an array of strategies for socio-technical visibility and legitimacy for corporate blogs with the intention of responding to problem: what strategies sociotechnical practiced organizations in promoting corporate blogs that search visibility and legitimacy '. The methodology uses empirical research proposal mediated computer (Johnson, 2010), from two main methods for research qualitative: the hidden field observation and non-participatory and triangulation methodological techniques. The theoretical approach and methodology developed in this research focused on the finding that 68.75% of companies are conspicuous by their field of study sociotechnical strategy of visibility positioned at the level of relationship intermediate and 75% by sociotechnical strategy of legitimacy positioning also returned to the relationship and intermediate level. The positioning of relationship besides having preferably is at intermediate level and therefore absorbed in the socio-technical strategies of visibility and legitimacy in more than half corporate blogs the field of study.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídia digitalpor
dc.subjectProcessos comunicacionaispor
dc.subjectBlog corporativopor
dc.subjectEstratégia sociotécnica de visibilidade e de legitimidadepor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectCommunication processeseng
dc.subjectCorporate blogeng
dc.subjectStrategy sociotechnical visibility and legitimacyeng
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleProcessos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativospor
dc.title.alternativeProcesses in digital media communication: strategies from sociotechnical visibility and legitimacy in corporate bloggingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade empreendidas em 16 blogs corporativos das Médias-Grandes Empresas e Grandes Empresas da blogosfera brasileira. O objetivo geral é desenvolver uma matriz de estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade para os blogs corporativos com o intento de responder à problemática: quais estratégias sociotécnicas praticadas nos blogs corporativos pelas organizações promovem a busca de visibilidade e legitimidade?. A metodologia utiliza a proposta de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), a partir de dois principais métodos para pesquisas qualitativas: a observação de campo encoberta e não participativa e a triangulação de técnicas metodológicas. O percurso teórico e metodológico desenvolvido nessa pesquisa incidiu na constatação de que 68,75% das empresas do campo de estudo primam pela estratégia sociotécnica de visibilidade com posicionamento de relacionamento no nível intermediário e 75% pela estratégia sociotécnica de legitimidade com posicionamento também voltado ao relacionamento e com nível intermediário. O posicionamento de relacionamento além de ter preferência se encontra em nível intermediário e, portanto, absorvido nas estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade em mais da metade dos blogs corporativos do campo de estudo.por
dc.contributor.advisor1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.contributor.referee1Baldissera, Rudimar
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4por
dc.contributor.referee2Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584470149387268por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples