Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais
Resumo
A pesquisa Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais tem a proposta de entender a relação do medium vídeo com as formações imaginárias e a apropriação deles realizada pelo discurso jornalístico. Assumimos que as noções de imaginário e da constituição do sujeito são as bases da compreensão e da interpretação do mundo. Dessa maneira, desejamos entender de que modo o vídeo produz efeitos no trajeto da produção cultural, midiática e artística da contemporaneidade. Privilegiamos uma multimetodologia ao abarcar aspectos da constituição do imaginário e dos universos míticos abordados na obra de Gilbert Durand. Priorizamos esse aporte metodológico por ir às profundezas da formação imaginária e, ao mesmo tempo, reconhecer as estruturas que repercutem sobre a paisagem dos fenômenos culturais contemporâneos. Centramos nossos argumentos no privilégio do vídeo se constituir como metáfora suprema, favorecida e sintomática do Zeitgeist. Assim, as imagens do vídeo representam um processo de ruptura, apagamento dos afetos, sentimento e emoções, que serão resgatados pelos meios de comunicação de massa, numa ação compensatória de negociação em relação aos novos processos digitais disponibilizados especialmente via web.