Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

IDENTIDADE TELEVISUAL: AUTOPROMOCIONALIDADE E AUTORREFERENCIALIDADE

Thumbnail
Visualizar/Abrir
MARQUES, DARCIELE PAULA.pdf (3.315Mb)
Data
2012-12-12
Autor
Menezes, Darciele Paula Marques
Primeiro orientador
Duarte, Elizabeth Bastos
Primeiro membro da banca
Castro, Maria Lilia Dias de
Segundo membro da banca
Emerim, Cárlida
Terceiro membro da banca
Carvalho, Cristiane Mafacioli
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria programação, com vistas a constituir sua identidade e promover sua imagem e marca: nessa engrenagem um tanto circular, elas costumam-se utilizar de seu dispositivo comunicativo e discursivo em benefício próprio. Assim, a pesquisa analisa, na perspectiva de uma semiótica discursiva, alguns dos procedimentos adotados pelas empresas de televisão para construir sua identidade, projetar sua imagem e marca, e divulgar a qualidade de seus produtos, com vistas a fidelizar o público telespectador. Trata-se de uma tarefa difícil, principalmente no caso das emissoras afiliadas que precisam desenvolver esse processo promocional em duas direções, nem sempre convergentes: a da cabeça de rede e a sua própria. Para dar conta dos objetivos, a investigação toma como objeto de estudo dois sitcoms, o Programa novo (RGT, 2004) e Fora do ar (RBS TV, 2011), cuja temática central é exatamente a produção televisual e os bastidores das emissoras de televisão.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6338
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação [120]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.