dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Kiefer, Maria Inês de Moura | |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T10:48:52Z | |
dc.date.available | 2014-12-02T10:48:52Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/633 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The frequent human interferences in the environment, it makes important the teaching of the ambient education in all the educational levels, with prepared professionals, who understand the importance of it, through this research will be possible to supply to the teachers and directions important information to the pedagogic practical of the environment education. Therefore this was a descriptive research that has its importance linked to the knowledge of the preparation of teachers in children education in the ambient work of classroom. The method adopted was characterized for a field study at schools of children education of Cachoeira do Sul, through the application of an open questionnaire to 23 professionals, of 5 schools. The professionals demonstrated to have knowledge about the environmental education, according their stories trying to put in practice in the classroom, demonstrating preoccupation with the environment and to awake in the students the sense of care and preservation. It can be noticed that among the ambient problems cited the garbage is one of the most frequent, in the municipal and school perspective. This way is important that the environmental education makes part of a continuous process of inclusion in the school ambient, since the events aren’t restricted only to this. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | A educação ambiental na percepção de professores de educação infantil em Cachoeira do Sul - RS | por |
dc.title.alternative | The environmental education in the teacher’s perception of children education in Cachoeira do Sul - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As frequentes interferências humanas no meio ambiente, tornam importante o ensino da educação ambiental em todos os níveis educacionais, com profissionais preparados, que compreendam a importância de tal, através desta pesquisa será possível fornecer aos professores e direções informações importantes para prática pedagógica da educação ambiental. Portanto esta foi uma pesquisa descritiva que tem sua importância ligada ao conhecimento do preparo dos educadores da educação infantil no trabalho ambiental dentro de sala de aula. O método de procedimento adotado caracterizou-se por um estudo de campo nas escolas de educação infantil de Cachoeira do Sul, através da aplicação de um questionário aberto a 23 profissionais, de 5 escolas. Os profissionais demonstraram ter conhecimento sobre a educação ambiental, segundo seus relatos procurando colocar em prática na sala de aula, demonstrando preocupação com o meio ambiente e em despertar nos alunos o senso de cuidado e preservação. Ainda pode-se perceber que dentre os problemas ambientais citados o lixo é um dos mais frequentes, tanto na perspectiva municipal quanto escolar. Assim é fundamental que a educação ambiental faça parte de um processo contínuo de inclusão no ambiente escolar, já que os acontecimentos não se restringem apenas a este. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |