Mostrar registro simples

dc.creatorQuadros, Mirian Redin de
dc.date.accessioned2014-10-13
dc.date.available2014-10-13
dc.date.issued2013-12-06
dc.identifier.citationQUADROS, Mirian Redin de. Social networks in radio journalism: the interactive strategies adopted by radio Gaucha and CBN. 2013. 250 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6346
dc.description.abstractThe transformations undergone by radio journalism in the current context of media convergence support this dissertation, which aims at investigating the interactive strategies adopted by informative radio through digital social networks. So, were chosen as research objects CBN and Gaúcha radio stations, both offering programs primarily to radio journalism and strong presence in the online environment, the first with national reach and the second with regional, restricted to the state of Rio Grande do Sul. The study is developed from the application of a mixed research methodology, based on a literature review that goes through the concepts of convergence, radio communication, interactivity and digital social networks. To the theoretical course was added a Comparative Case Study, which was based on evidences gathered through the consultation documents, direct observation of websites and profiles on social networking sites, in-depth interviews and even the content analysis, method applied to sound and digital content from both stations. The intersection of theoretical discussions and empirical research data obtained allowed reflection on the appropriateness of issuing the convergence process, indicating different levels of adaptation. The report also pointed for a wide appreciation of digital environments by analyzed radio stations, especially social networking sites. These spaces, however, are mainly used to extent broadcast content. The interactivity with listeners, understood from the notion of reciprocity, was revealed in the background, demonstrating that although inserted in the digital ecosystem, the radio does not have full mastery of new interactive tools enabled by information and communication technologies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias interativaspor
dc.subjectConvergência midiáticapor
dc.subjectRadiojornalismopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectInteractive strategieseng
dc.subjectMedia convergenceeng
dc.subjectRadio journalismeng
dc.subjectDigital social networkseng
dc.titleAs redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúcha e CBNpor
dc.title.alternativeSocial networks in radio journalism: the interactive strategies adopted by radio Gaucha and CBNeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs transformações pelas quais passa o radiojornalismo no atual contexto da convergência midiática fundamentam esta dissertação, que tem como objetivo principal investigar as estratégias interativas adotadas por rádios informativas por meio das redes sociais digitais. Para tanto, foram escolhidas como objetos de pesquisa as emissoras de rádio CBN e Gaúcha, ambas com programação voltada fundamentalmente ao radiojornalismo e forte inserção no ambiente on-line, sendo a primeira com alcance nacional e a segunda com âmbito regional, restrita ao Estado do Rio Grande do Sul. O estudo é desenvolvido a partir da aplicação de uma metodologia de pesquisa mista, partindo de uma revisão bibliográfica que perpassa pelos conceitos de convergência, comunicação radiofônica, interatividade e redes sociais digitais. Ao percurso teórico foi acrescentado o estudo comparativo de casos, que se baseou em evidências coletadas através da consulta a documentos, observação direta de sites e perfis em sites de redes sociais, entrevistas em profundidade e ainda da análise de conteúdo, método aplicado ao conteúdo sonoro e digital de ambas as emissoras. O cruzamento das discussões teóricas e dos dados obtidos na pesquisa empírica permitiu a reflexão quanto à adequação das emissoras ao processo de convergência, indicando diferentes níveis de adaptação. A pesquisa apontou também para uma ampla valorização dos ambientes digitais pelas rádios analisadas, em especial os sites de redes sociais. Estes espaços, contudo, são empregados principalmente para a difusão de conteúdos. A interatividade com os ouvintes, compreendida a partir da noção de reciprocidade, revelou-se em segundo plano, demonstrando que apesar de inseridos no ecossistema digital, as rádios ainda não têm total domínio das novas ferramentas interativas viabilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação.por
dc.contributor.advisor1Lopez, Debora Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830131024810576por
dc.contributor.referee1Quadros, Claudia Irene de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293988696774235por
dc.contributor.referee2Kischinhevsky, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941594543555963por
dc.contributor.referee3Rublescki, Anelise Silveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656236229143943por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674189351709160por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples