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dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorIrassochio, Fabiana Aparecida Penz
dc.date.accessioned2014-12-02T11:00:53Z
dc.date.available2014-12-02T11:00:53Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/634
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monograph work has as its theme the democratic school management and the quality of early childhood education. To this end, it is seek to respond to the following problem: how is the early childhood education of quality in their interrelationships with the democratic management? Thus, one realizes the importance of managers and teachers prioritise democratization principles of school, considering in particular the transparency, participation, collective and educational actions for sharing of education actions for early childhood education to assume its real meaning in political-pedagogical proportions of quality in the provision of its services to the community. Adopted, therefore, as general purpose, to investigate how the democratic management affects the quality of early childhood education. For specific objectives, prioritized to analyze the main theoretical-legal contributions related to quality early childhood education, highlighting the importance of this first stage of basic education; recognize how is the early childhood education of quality and check at a municipal school of Nicolau Vergueiro-RS the interrelationships between democratic school management, quality and early childhood education. In this perspective, a case study of qualitative approach, in a school of early childhood education of the municipality of Nicolau Vergueiro-RS. The survey results indicate that the quality of education offered to children must be a priority, and that the democratic management at the school of early childhood education of the municipality of Nicolau Vergueiro is performed by the team manager and by teachers by means of dialogue and for join decision-making within what is possible. But, the concept of democratic management is not well defined in this mentioned municipality, because decision-making is centered on the Department of Education, which needs to invest more and more in the training of education professionals, as well as the interdependence between quality education and achieving the principles and mechanisms of managements from the school autonomy. Also it was checked that are indicative of quality in early childhood education: the educational environment, the pedagogical practice and assessment, democratic school management, training, promotion and working conditions of professionals in the schools, the school physical environment, access and permanence of students in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleA gestão escolar democrática e a qualidade na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe democratic school management and the quality in early childhood educationaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como temática a gestão escolar democrática e a qualidade da Educação Infantil. Para tanto, busca-se responder ao seguinte problema: como se constitui a Educação Infantil de qualidade em suas inter-relações com a gestão democrática? Sendo assim, percebe-se a importância de os gestores e professores priorizarem princípios de democratização da escola, considerando em especial a transparência, a participação, a coletividade e o compartilhamento de ações educacionais para que a educação infantil assuma seu real significado e em proporções político-pedagógicas de qualidade na oferta de seus serviços à comunidade. Adotou-se, portanto, por objetivo geral investigar como a gestão democrática repercute na qualidade da Educação Infantil. Por objetivos específicos priorizou-se analisar os principais aportes teórico-legais relacionados à educação infantil de qualidade, destacando a importância desta primeira etapa da educação básica; reconhecer como se constitui a Educação Infantil de qualidade; verificar em uma escola municipal de Nicolau Vergueiro - RS as inter-relações entre gestão escolar democrática, qualidade e educação infantil. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa, numa escola de educação infantil do município de Nicolau Vergueiro , RS. Os resultados da pesquisa apontam que a qualidade da educação oferecida ao público infantil deve ser prioridade, e a gestão democrática na escola de educação infantil do município de Nicolau Vergueiro é efetuada pela equipe gestora e professores por meio do diálogo e tomadas de decisões conjuntas dentro do possível. Mas, o conceito de gestão democrática não está bem definido no referido município, pois a tomada das decisões fica centralizada na Secretaria de Educação a qual precisa investir cada vez mais na formação dos profissionais da educação, assim como na interdependência entre qualidade da educação e a consecução dos princípios e mecanismos de gestão democrática, em especial a partir da autonomia escolar. Também, verificou-se que são indicativos de qualidade na educação infantil: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, gestão escolar democrática, formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar, acesso e permanência dos alunos na escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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