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dc.creatorAssmann, Gabriela
dc.date.accessioned2014-12-05
dc.date.available2014-12-05
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationASSMANN, Gabriela. POLITICS AND PARTICIPATION: ANALYSIS OF THE COMMUNICATION STRATEGIES USED BY THE CANDIDATE MANUELA D'AVILA IN THE MAYOR ELLECTION AT PORTO ALEGRE IN 2012. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6352
dc.description.abstractThis dissertation starts from the notion that we live in a mediatized and networked society, factor that modifies social relations and the logics of various fields, including communication and politics. In this sense, the present research purposes to investigate in which way certain communication strategies applied in the campaign of the candidate Manuela D‟Ávila for Mayor of Porto Alegre, in 2012, affect political participation. So, our search problem is: in what measure and in which manner the communication strategies used by candidate Manuela D‟Ávila‟s campaign enabled political participation? Therefore, the main objective of the study is to inquire the relation between the communication strategies of political participation promotion undertaken by the campaign and the participation that, effectively, was achieved. The specific objectives consist in: to analyze the communication strategies applied by candidate Manuela D‟Ávila in Porto Alegre‟s municipal elections‟ campaign of 2012 to promote political participation; to comprehend the specificities of the strategies that seek to encourage political participation on the internet; to observe, comparatively, the distinct types of strategies: conventional and for internet. To achieve these goals, we did, at first, a bibliographic review from the notions that guide the research. Afterwards, we worked in a case study of candidate Manuela D‟Ávila‟s campaign, embracing, as developer units of analysis, the strategies from Bairro a Bairro and the website Novas Ideias POA. The data that compose the corpus of study were collected by in-depth interviews, documentations and observation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação e políticapor
dc.subjectParticipação políticapor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectCampanhas eleitoraispor
dc.subjectManuela D‟por
dc.subjectÁvilapor
dc.subjectCommunication and politicseng
dc.subjectPolitical participationeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectCampaignseng
dc.subjectManuela D‟eng
dc.subjectÁvilaeng
dc.titlePolítica e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012por
dc.title.alternativePolitics and participation: analysis of the communication strategies used by the candidate Manuela D'Avila in the mayor ellection at Porto Alegre in 2012eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, a presente pesquisa se propõe a investigar de que maneira determinadas estratégias comunicacionais empregadas pela campanha da candidata Manuela D‟Ávila à prefeitura de Porto Alegre, em 2012, afetam a participação política. Assim, nosso problema de pesquisa é: em que medida e de que modo as estratégias comunicacionais utilizadas na campanha da candidata Manuela D‟Ávila possibilitaram a participação política? Portanto, o objetivo geral do estudo é averiguar a relação existente entre as estratégias comunicacionais de promoção à participação política empreendidas pela campanha e a participação que, efetivamente, foi alcançada. Os objetivos específicos consistem em: analisar as estratégias comunicacionais de promoção à participação política empregadas pela candidata Manuela D‟Ávila na campanha de 2012 à prefeitura de Porto Alegre; compreender as especificidades das estratégias que buscam fomentar a participação política na internet; observar, comparativamente, os tipos distintos de estratégias: convencional e para internet. Para alcançar essas metas, fizemos, primeiramente, uma revisão bibliográfica a partir das noções que movimentam a pesquisa. Depois, realizamos um estudo de caso da campanha da candidata Manuela D‟Ávila, adotando, como unidades incorporadas de análise, as estratégias do Bairro a Bairro e do website Novas Ideias POA. Os dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, documentação e observação.por
dc.contributor.advisor1Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4por
dc.contributor.referee1Aldé, Alessandra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8894044025019842por
dc.contributor.referee2Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6105917021708692por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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