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dc.creatorBorba, Marcos Severino de
dc.date.accessioned2015-05-13
dc.date.available2015-05-13
dc.date.issued2014-12-08
dc.identifier.citationBORBA, Marcos Severino de. Documentaries on Brazil/Uruguay boarder: (un)common identity marks. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6356
dc.description.abstractThis study analyzes the construction of identity meaning in documentaries about border regions, especially the border between southern Brazil and Uruguay. Our research uses two documentaries produced in 2013, funded by Documenta Rio Grande of FAC RS (Support Fund for Culture of Rio Grande do Sul). Doble Chapa, by Leo Caobelli, presents the trajectory of two omniscient characters, one Brazilian and one Uruguayan, around the borders of the State represented by the demarcation landmarks of boundary. On the other hand, The Imaginary Line by Cíntia Langie and Rafael Andreazza exposes, from researchers and artists testimonies, a common and shared identity by the man of the pampas. Our theoretical path works with the documentary as a form of engagement in the world and borders as spaces for identity construction intertwined with an "other". Thus, we seek to understand whether these documentaries establish identity meaning differently from a hegemonic representation of the gaucho myth in the border between Rio Grande do Sul and Uruguay and also whether the public policies that promote the production of documentaries in the State allow other forms of representation of these identities, in opposition to the identity of the gaucho that is widespread in MTG and in the RBS group Communication. We will use as methodological tools film analysis and addition to literature and documental research. Our analysis points to an essentialist representation of the frontier and space as a generator of meaning in Doble Chapa and a hybrid, multi-faceted and dynamic marked by the presence of the subjects in the film A Linha Imaginária.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectFronteirapor
dc.subjectSentidos de identidadepor
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectBoardereng
dc.subjectIdentity meaningeng
dc.titleDocumentários de fronteira Brasil/Uruguai: marcas de identidades (in)comunspor
dc.title.alternativeDocumentaries on Brazil/Uruguay boarder: (un)common identity markseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo analisa a construção de sentidos de identidade nos documentários que tratam das regiões de fronteira, especialmente a fronteira do extremo sul do Brasil com o Uruguai. Nossa investigação utiliza dois documentários lançados em 2014, financiados pelo edital Documenta Rio Grande do FAC-RS, Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul. Doble Chapa, de Leo Caobelli e Diego Vidart, apresenta a trajetória de dois personagens oniscientes, um brasileiro e outro uruguaio, pelo limite entre o Brasil e o Uruguai representado pelos marcos geodésicos de divisa. Já A Linha Imaginária, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, expõe, a partir de depoimentos de pesquisadores e artistas, uma identidade comum e partilhada pelo homem do pampa. Nosso caminho teórico trabalha com o documentário como forma de engajamento no mundo e das fronteiras como espaços de constituição de identidades imbricadas com um outro . Desta forma, buscamos entender se esses documentários estabelecem sentidos de identidade diferentes de uma representação hegemônica do mito do gaúcho na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e se as políticas públicas de fomento à produção de documentários no Estado possibilitam outras formas de representação dessas identidades, em contraposição à identidade do gaúcho amplamente difundido pelo MTG e pelo Grupo RBS de Comunicação. Utilizaremos, como ferramentas metodológicas, a análise fílmica e a pesquisa bibliográfica e documental. Nossa análise aponta para uma representação essencialista da fronteira e do espaço como gerador de sentidos em Doble Chapa e para um viés híbrido, multifacetado e marcado pela presença dinâmica dos sujeitos no filme A Linha Imaginária.por
dc.contributor.advisor1Tomaim, Cássio dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376343720313755por
dc.contributor.referee1Prysthon, Ângela Freire
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140por
dc.contributor.referee2Guimarães, Isabel Padilha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349272809904742por
dc.contributor.referee3Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350821362399701por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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