Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.creatorFraga, Rosa Mariza
dc.date.accessioned2014-12-02T14:24:28Z
dc.date.available2014-12-02T14:24:28Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/636
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractContinuing education should primarily aim at the improvement and qualification of the teacher to exercise their functions with a view to building a critical reflective professional educator should be in constant search for improvement of understanding of themselves and the world they live in and acts . The transformation of critical reflection , a dialectical movement between theory and practice in which the teacher breaks with the traditional and makes room for the new , the constant search for update . This research aims to investigate the relationship continued training of teachers with the quality of education as well as the importance given by educators that education process . This research is based on a qualitative approach through research a case study , to collect the survey data we used direct observation and semi-structured interviews with administrators, teachers , parents and students , data were analyzed from the technical content analysis . Getting the following situational overview : no consensus among those involved in the research continued education if properly developed directly affects the quality of educational practice .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.titleFormação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educadorpor
dc.title.alternativeContinuing education: skills and knowledge required for the construction of educatoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar em constante busca de aperfeiçoamento de compreensão de si próprio e do mundo em que vive e atua. A transformação parte da reflexão, num movimento dialético entre teoria e prática, em que o educador rompe com o tradicional e abre espaço para o novo, na busca constante de atualização. A presente pesquisa tem o propósito de investigar relação da formação continuada dos professores com a qualidade da educação bem como, a importância dada pelos educadores a esse processo de formação. O estudo apóia-se numa abordagem qualitativa, através de pesquisa do tipo estudo de caso. Para coletar os dados da pesquisa utilizou-se observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, pais e alunos, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Chegando a seguinte síntese situacional: há consenso entre os envolvidos na pesquisa que a formação continuada, se desenvolvida adequadamente, interfere diretamente na qualidade da prática educativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples