dc.contributor.advisor | Drabach, Nadia Pedrotti | |
dc.creator | Fraga, Rosa Mariza | |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T14:24:28Z | |
dc.date.available | 2014-12-02T14:24:28Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Continuing education should primarily aim at the improvement and qualification of the teacher to exercise their functions with a view to building a critical reflective professional educator should be in constant search for improvement of understanding of themselves and the world they live in and acts . The transformation of critical reflection , a dialectical movement between theory and practice in which the teacher breaks with the traditional and makes room for the new , the constant search for update . This research aims to investigate the relationship continued training of teachers with the quality of education as well as the importance given by educators that education process . This research is based on a qualitative approach through research a case study , to collect the survey data we used direct observation and semi-structured interviews with administrators, teachers , parents and students , data were analyzed from the technical content analysis . Getting the following situational overview : no consensus among those involved in the research continued education if properly developed directly affects the quality of educational practice . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Qualidade de ensino | por |
dc.title | Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador | por |
dc.title.alternative | Continuing education: skills and knowledge required for the construction of educator | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar em constante busca de aperfeiçoamento de compreensão de si próprio e do mundo em que vive e atua. A transformação parte da reflexão, num movimento dialético entre teoria e prática, em que o educador rompe com o tradicional e abre espaço para o novo, na busca constante de atualização. A presente pesquisa tem o propósito de investigar relação da formação continuada dos professores com a qualidade da educação bem como, a importância dada pelos educadores a esse processo de formação. O estudo apóia-se numa abordagem qualitativa, através de pesquisa do tipo estudo de caso. Para coletar os dados da pesquisa utilizou-se observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, pais e alunos, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Chegando a seguinte síntese situacional: há consenso entre os envolvidos na pesquisa que a formação continuada, se desenvolvida adequadamente, interfere diretamente na qualidade da prática educativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |