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dc.creatorValle, Taisa de Oliveira Ferro Dalla
dc.date.accessioned2016-08-22
dc.date.available2016-08-22
dc.date.issued2016-05-09
dc.identifier.citationVALLE, Taisa de Oliveira Ferro Dalla. COCRIAÇÃO DE VALOR COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE EM REDE: ESTUDO DO PROGRAMA COCRIANDO NATURA. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6373
dc.description.abstractThis dissertation investigates an online co-creation network as a communication strategy and it is delimited to analyze the co-creation of value between organizations and their public as a communication strategy in the network society. The problem that leads the study focuses on the assumption that co-creation in online network enables new forms of interactions and relationships between organizations and their public and it is structured as follows: "How does Natura use an online co-creation network as a communication strategy in the network society?" The general objective of the research is to analyze the co-creation of value by Natura as an organizational communication strategy. The specific objectives are defined as follows: (1) Describing the main digital social media used. (2) Checking the strategic appropriation of an online network for the co-creation of value; (3) Describing the online co-creation network created by Natura; (4) Analyzing the forms of interactions provided by the online co-creation network of Natura s Cocriando Program. The methodological approach of the research consists in the articulated application of different and complementary methods and techniques that seek to investigate how the communication strategies through co-creation in the digital ambience of the researched organization shape up. The course includes the study through non-participant observation in digital social media and in online co-creation network of Natura s Cocriando Program. In addition, there is the indepth interview with the person responsible for the company's innovation management and the asynchronous interview through structured questionnaire with the participants that contributed the most with ideas on Jornada SOU. We used the analytical model structured for the analysis of digital platforms proposed by Proulx (2012) and the interaction blocks proposed by Prahalad and Ramaswamy (2004) so there would have co-creation. From the merger of these two methodological perspectives we created a third model of analysis that includes five categories: the platform's technical architecture; dialogue; user experience, riskbenefit and user contribution. In this context, we found out that the co-creation of value made strategic communication processes between Natura and its public possible. The co-creation network can be considered a complex and unprecedented tool when it comes to structure different stakeholders in network, in order to jointly create ideas through online interactions, aiming at innovation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCocriação de valorpor
dc.subjectSociedade em redepor
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopor
dc.subjectInteração em redes sociais digitais, cocriando Naturapor
dc.subjectCo-creation of Valueeng
dc.subjectNetwork societyeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectInteractions in digital social mediaeng
dc.subjectNatura s cocriandoeng
dc.titleCOCRIAÇÃO DE VALOR COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE EM REDE: ESTUDO DO PROGRAMA COCRIANDO NATURApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação investiga uma rede de cocriação online como uma estratégia de comunicação e está delimitada em analisar a cocriação de valor entre organizações e seus públicos como estratégia de comunicação na sociedade em rede. A problemática que conduz este estudo centra-se no pressuposto de que a cocriação em rede online possibilita novas formas de interações e relacionamentos entre as organizações e seus públicos e está assim estruturada Como a Natura utiliza-se de uma rede de cocriação online como estratégia de comunicação na sociedade em rede? O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a cocriação de valor da Natura como estratégia de comunicação organizacional. Os objetivos específicos estão assim definidos: (1) Descrever as principais mídias sociais digitais utilizadas. (2) Verificar a apropriação estratégica de uma rede online para a cocriação de valor; (3) Descrever a rede de cocriação online criada pela Natura; (4) Analisar as formas de interações proporcionadas pela rede de cocriação online do Programa Cocriando Natura. O percurso metodológico da presente pesquisa consiste na aplicação articulada de diferentes e complementares métodos e técnicas que buscam investigar como configuram-se as estratégias comunicacionais através da cocriação na ambiência digital da organização pesquisada. O percurso compreende o estudo através da observação não participativa nas mídias sociais digitais e da rede de cocriação online do Programa Cocriando Natura. Além disso, entrevista em profundidade com a responsável pela gestão de inovação da empresa e entrevista assíncrona através de questionário estruturado com os participantes que mais contribuíram com ideias na Jornada SOU. Utilizamos o modelo analítico estruturado para análise de plataformas digitais proposto por Proulx (2012) e os blocos de interação para que exista cocriação proposto por Prahalad e Ramaswamy (2004). A partir da junção dessas duas perspectivas metodológicas criamos um terceiro modelo de análise que contempla cinco categorias: a arquitetura técnica da plataforma; diálogo; experiência do usuário, riscobenefício e a contribuição do usuário. Nesse contexto, averiguamos que a cocriação de valor viabilizou processos comunicacionais estratégicos entre a Natura e seus públicos. O cocriando Natura pode ser considerado um programa complexo e inédito, no sentido de estruturar em rede, diferentes públicos de interesse, com objetivo de criar conjuntamente ideias, através de interações online, que visam à inovação.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee1Terra, Carolina Frazon
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409094765322922por
dc.contributor.referee2Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773760U4por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751642699930339por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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