Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Gabriel
dc.date.accessioned2016-10-06
dc.date.available2016-10-06
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriel. O QUE VEM AÍ: ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6376
dc.description.abstractIn recent years, within the media context, television has faced several interferences, whether by the advance of digital technologies, or by the falling audience ratings, forcing broadcasters to adopt new communication strategies for the viewers. This paper proposes a reflection on this issue, focusing on the study of the productions, aimed at publicizing the station´s grid, for viewers, and for the valuing of the company. Thus, the purpose of this research is to examine the set of self-promotional actions specifically aimed at the launch of annual programs of open television stations. For this, the analysis process is founded on the theoretical and methodological contributions of European inspired semiotics and the extension proposed by his successors, to the attempt of describing and explaining what the televisual texts of Rede Globo say and how they do to say so. This implies on the recognition of communicative and discursive strategies used in the production of these texts, in a motion that clearly combines the promotions and the self-promotion of the broadcasters. The corpus of analysis involves five pieces developed by the station, in a period of ten years. The choice of TV Globo is due to the nature of the commercial and vehicle of communication, which forces the company to develop the function of promoting and above all, self-promoting itself, attracting the attention of the viewers and selling space to advertisers and finally, ensuring its very survival.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPromocionalidadepor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectRede Globopor
dc.subjectSemiótica greimasianapor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectTelevision promotioneng
dc.subjectProgrammingeng
dc.subjectGloboeng
dc.subjectSemiotics greimasianeng
dc.subjectTelevisioneng
dc.titleO que vem aí: estratégias de divulgação da programaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos, dentro do contexto midiático, a televisão vem enfrentando diversas interferências, seja pelo avanço das tecnologias digitais, seja pela queda de audiência, o que obriga as emissoras a adotar novas estratégias de comunicação com o telespectador. Este trabalho propõe-se a uma reflexão sobre essa questão, centrando-se no estudo das produções voltadas à publicização da grade da emissora, para os telespectadores, e à valorização da empresa. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é examinar o conjunto das ações autopromocionais, direcionadas especificamente ao lançamento da programação anual das emissoras abertas de televisão. Para isso, o processo de análise está fundado nos aportes teórico-metodológicos da semiótica de inspiração europeia e no alargamento proposto pelos seus sucessores, para procurar descrever e explicar o que os textos televisuais da Rede Globo dizem e como fazem para dizer. Isso implica o reconhecimento das estratégias comunicativas e discursivas utilizadas na produção desses textos, em um movimento que combina claramente a promoção e a autopromoção da emissora. O corpus de análise envolve cinco peças desenvolvidas pela emissora, em um intervalo de tempo de dez anos. A escolha pela TV Globo deve-se à dupla natureza, de empresa comercial e veículo de comunicação, o que obriga a empresa a desenvolver a função de promover e, sobretudo, de autopromover o seu fazer, atraindo a atenção e a audiência do telespectador, vendendo espaços a anunciantes e, por fim, garantindo a própria sobrevivência.por
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Lilia Dias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787495Y2por
dc.contributor.referee1Sant´anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579570829993136por
dc.contributor.referee2Duarte, Elizabeth Bastos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859A7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples