Mostrar registro simples

dc.creatorKurrle, Marcia de Mattos
dc.date.accessioned2007-12-12
dc.date.available2007-12-12
dc.date.issued2004-07-15
dc.identifier.citationKURRLE, Marcia de Mattos. MUSICTHERAPY IN THE DIFFICULTIES OF AUDITIVE PROCESSMENT. 2004. 101 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6418
dc.description.abstractBeing known that there are children who complain about having hearing processes disorders, this research intends to verify the influence of the musictherapy as a therapeutic resource in the performance of the hearing skills in the hearing process, and complainments during their school learning. The sample was composed by ten (10) students from first to third grade of the basic level, from four (4) schools from Santa Maria RS, two of the schools were public and the other two private. It was given to the teachers a pool, with questions that refered to he learning difficulties of the patients involved. They went through the peripheral hearing test and central hearing test. Among those who showed up alteration in the hearing process, a group chosen at random was exposed to musictherapy. After fifteen (15) musictherapeutic session, the group had to go through the same tests that had been made previously. Concerning the performance of the hearing skills, were obtained, as result, a statistically significant improvement in all the patients, and, in this way, it was possible to conclude that musictherapy had a positive influence in the skills of hearing processament of the studied group.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectAudicaopor
dc.subjectMusicapor
dc.subjectMusicoterapiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleMusicoterapia nas dificuldades do processamento auditivopor
dc.title.alternativeMusictherapy in the difficulties of auditive processmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTendo em vista a existência de crianças com queixas de aprendizagem relacionadas às dificuldades do processamento auditivo, este estudo objetiva verificar a influência da Musicoterapia como recurso terapêutico no desempenho das habilidades auditivas em crianças com dificuldades do processamento auditivo e queixas no aprendizado escolar. A amostra foi formada por 10 (dez) estudantes de 1ª a 3ª séries de primeiro grau de 4 (quatro) escolas de Santa Maria RS, sendo duas públicas e duas particulares. Foi entregue aos professores um questionário, contendo questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Estes foram submetidos à avaliação da audição periférica e central. Entre os que apresentaram alteração do processamento auditivo, um grupo, escolhido aleatoriamente, foi submetido à musicoterapia. Depois de realizadas quinze sessões musicoterápicas, o grupo foi submetido às mesmas avaliações realizadas anteriormente. Quanto ao desempenho das habilidades auditivas obtiveram-se como resultados uma melhora estatisticamente significante em todos os sujeitos e, desta forma, foi possível concluir que a Musicoterapia teve influência positiva nas habilidades do processamento auditivo do grupo estudado.por
dc.contributor.advisor1Toniolo, Ivone Maria Fagundes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701567A4por
dc.contributor.referee1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804H4por
dc.contributor.referee2Costa, Maristela Julio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765577E1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775796T5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples