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ESTUDO DA INCIDÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E ALTERAÇÕES DE ORELHA MÉDIA EM CRIANÇAS DE SEIS A DEZ ANOS DE IDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SANTA MARIA, RS.

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SELENA MICHEL.pdf (435.5Kb)
Data
2006-03-29
Autor
Michel, Selena Dutra
Primeiro orientador
Rossi, Angela Garcia
Primeiro membro da banca
Costa, Maristela Julio
Segundo membro da banca
Chagas, Ana Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo teve como objetivo relacionar achados timpanométricos e cárie dentária em escolares de seis a dez anos de idade. A amostra refere-se à avaliação timpanométrica e odontológica de 245 crianças, da Escola Estadual de 1° e 2° Graus Augusto Ruschi da cidade de Santa Maria, RS no decorrer do ano letivo de 2004. As crianças foram examinadas em uma sala silenciosa, não tratada acusticamente, mas com nível de ruído compatível com as exigências legais .Todas elas foram submetidas à avaliação otorrinolaringológica, audiológica e odontológica. A avaliação otorrinolaringológica foi realizada com o objetivo de excluir qualquer comprometimento que impedisse a realização da timpanometria. A avaliação audiológica constituiu no exame de imiciantometria (Padrão ANSI-69), apresentando resultados de acordo com os tipos de curvas timpanométricas: tipo A, B e C (JEGER,1970). O exame odontológico foi realizado através da inspeção dos dentes molares decíduos de todas as crianças, possibilitando a marcação em um odontograma quais dentes encontravam-se cariados. Os resultados encontrados foram analisados de acordo com: exames timpanométricos alterados ou não; presença ou ausência de cárie dental, faixa etária e gênero. Concluiu-se que há um alto incide de cárie de 56,23% e de timpanometria alterada de 32,25% nas crianças avaliadas. Em relação as duas patologias houve um índice de 19,18%, porém não podemos afirmar que exista relação entre estas duas doenças uma vez que observou-se que nas crianças que possuíam maior numero de dentes cariados a incidência de timpanometria alterada é menor.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6424
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [199]

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