Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorDuarte, Caroline
dc.date.accessioned2014-12-04T12:15:51Z
dc.date.available2014-12-04T12:15:51Z
dc.date.issued2013-12-14
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/644
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work to investigate the applicability of laws and guidelines on environmental education in the first cycle of primary education. For this the objectives were a study on legislation and guidance documents work with environmental education in the school education meet through a questionnaire as these guidelines are occurring in practice and understand the guidelines relating contained in the documents with the analysis of the questionnaire responses to their applicability in school practices. This research has qualitative and data collection was first performed a literature search of official documents and then was developed and implemented in a questionnaire with fourteen teachers from state schools of the city of Santa Maria . Through the technique of content analysis, we determined the responses of the participating teachers who have no knowledge of such legal guidelines; however all claim to work with the subject in their courses of action. The theme and projects are the working modes adopted by them more to work with themes however the work based only on holidays has also occurred between the responses. The difficulties that teachers face when working with environmental education were quite varied, however much of these difficulties could be remedied with continued training, redesign of educational projects and greater involvement of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectAplicabilidadepor
dc.titleA educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental: implicações teóricas e práticaspor
dc.title.alternativeEnvironmental educationin the first cycle of basic education: theory and practice implicationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho visa investigar a aplicabilidade das leis e orientações sobre a educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. Para isto os objetivos traçados foram um estudo sobre a legislação vigente e os documentos orientadores do trabalho com a educação ambiental no âmbito do ensino formal de educação, conhecer por meio da aplicação de um questionário como estas orientações estão ocorrendo na prática e compreender relacionando as orientações contidas nos documentos com a análise das respostas do questionário a sua aplicabilidade nas práticas escolares. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e para coleta de dados foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica dos documentos oficiais e em seguida foi desenvolvido e aplicado em questionário com quatorze professoras da rede estadual de ensino da cidade de Santa Maria. Através da técnica de análise do conteúdo foi possível constatar nas respostas das professoras participantes que nem todas possuem conhecimento de tais orientações legais, no entanto todas afirmam trabalhar com a temática em suas turmas de atuação. O tema transversal e os projetos são os modos de trabalho mais adotados por elas para trabalhar com a temática, no entanto o trabalho baseado apenas em datas comemorativas também se fez presente entre as respostas. As dificuldades que as professoras enfrentam ao trabalhar com a educação ambiental foram bastante variadas, no entanto boa parte destas dificuldades poderia ser sanada com formação continuada, reformulação dos projetos pedagógicos escolares e um maior envolvimento da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples