Discriminação fonêmica, processamento auditivo e reflexo acústico em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a capacidade de discriminação fonêmica, as habilidades do processamento auditivo e os limiares do reflexo acústico em crianças com desvio fonológico e analisar uma possível associação entre
estas vertentes. Além disso, os resultados foram comparados ao de crianças sem alterações fonológicas. A amostra foi composta por 46 crianças, sendo 24 com desenvolvimento de fala normal e 22 com desenvolvimento de fala desviante, com idades compreendidas entre 5:0 e 7:4. Na avaliação de
discriminação fonêmica foi utilizado o Teste de Figuras para Discriminação Fonêmica. Para as avaliações do processamento auditivo foram utilizados a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo, Teste Pediátrico de Inteligibilidade de Fala (PSI), Teste Fala com Ruído, Teste de Dissílabos
Alternados (SSW) e o Teste Dicótico de Dígitos. Os limiares do reflexo acústico foram mensurados pelo imitanciômetro nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz. Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SAS user´s guide: statistical, Analysis System Institute, Inc., Cary, NC, 2001;
teste de correlação de coeficientes de Pearson, considerando-se p<0,05. Os resultados indicaram que crianças com desvio fonológico apresentam déficits na capacidade de discriminação fonêmica, alterações em habilidades do
processamento auditivo e reflexos acústicos fora dos padrões de normalidade. A conclusão deste estudo é que alterações na discriminação fonêmica, no processamento auditivo e reflexo acústico estão associados ao desvio fonológico e possivelmente podem ser responsáveis pelo seu aparecimento.