Habilidades auditivas em escolares normo-ouvintes de diferentes níveis socioeconômico-culturais
Fecha
2011-03-04Metadatos
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Este estudo teve como objetivo verificar se há interferência do nível socioeconômico-cultural no desempenho da habilidade de compreensão da fala em escolares e se essa condição pode afetar as demais habilidades auditivas, estando a audição periférica íntegra. A amostra constitui-se de 51 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, divididas em dois grupos. A divisão de acordo com o nível socioeconômico-cultural se deu com base no Critério de Classificação Econômica do Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa ABEP (2008). Assim, o Grupo 1 (G1) foi constituído por 23 crianças de nível socioeconômico-cultural médio-alto e o Grupo 2 (G2) por 28 crianças de nível socioeconômico-cultural médio-baixo. Foram realizados: anamnese; inspeção visual do meato acústico externo; obtenção dos limiares auditivos; medidas de imitância acústica; pesquisa dos Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS) e no Ruído (LRSR), expresso através da relação sinal-ruído (S/R), obtidos através do teste Listas de Sentenças em Português LSP (Costa, 1998); e a aplicação do Teste Dicótico de Dissílabos Alternados SSW (Borges, 1986). No artigo I, foram estudadas as habilidades auditivas avaliadas pelo teste SSW, enquanto no artigo II, o reconhecimento de fala no silêncio e no ruído, através da análise das variáveis LRSS e relação S/R. Verificou-se que, com exceção do LRSS, em que as crianças dos dois grupos obtiveram desempenhos semelhantes, as crianças de nível socioeconômico-cultural médio-alto obtiveram escores superiores às crianças de nível médio-baixo nas habilidades avaliadas pelo teste SSW e na habilidade de reconhecimento de fala no ruído. Isso evidenciou que o nível socioeconômico-cultural interfere no desempenho destas habilidades.