A educação ambiental na Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac no município de Rio Pardo, RS
Resumo
Nessa monografia de conclusão do curso de especialização de Educação Ambiental buscará apresentar as percepções ambientais dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada na localidade do Passo da Areia no município de Rio Pardo, RS. Como suporte bibliográfico buscou-se apresentar os conceitos sobre, juventude e de juventude rural, educação ambiental, percepção ambiental e de sustentabilidade com um breve regaste histórico. O método adotado para esse trabalho foi o de pesquisa ação que é composta por etapas de diagnóstico ao qual se identifica uma problemática e constroem-se um plano de ação. Nesse caso, essas duas etapas foram identificadas pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural que desenvolveu um cronograma de atuação a partir das oficinas que levaram ao preparo de uma horta ecológica. A terceira etapa, de reflexão das atividades e de avaliação ficou a cargo de sete professores que foram escolhidos aleatoriamente em um universo de dezenove professores que compõe o corpo docente da escola. Nesse sentido, foram observadas pelos educadores, as atitudes dos alunos que adquiriram durante as oficinas de práticas de técnicas agrícolas do Projeto Oportunidades Rurais, executado pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural do Vale do Rio Pardo. Também, buscou-se apresentar as percepções observadas no ambiente escolar, como a metodologia adotada, tipologia das famílias dos alunos, experiência do corpo docente e abordagem adotada sobre a Educação Ambiental. Por fim, foram analisadas as percepções ambientais dos alunos, atitudes modificadas, relação com o meio ambiente e a avaliação dos professores das atividades propostas no projeto.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]