Habilidades auditivas em adultos normo-ouvintes bilíngues e monolíngues
Abstract
O bilinguismo está cada vez mais comum no mundo e, apesar de ser bastante discutido o seu impacto sobre a linguagem, pouco se sabe sobre o efeito de diferentes origens linguísticas nas habilidades de processamento auditivo. Sabe-se que, quando uma pessoa é exposta a duas línguas, aumenta-se a velocidade e a eficácia do processamento da informação. Portanto, o sujeito bilíngue é beneficiado no desenvolvimento e reconhecimento dos padrões de sons importantes para a compreensão de fala. Esta dissertação visa investigar e comparar o desempenho de habilidades auditivas em indivíduos adultos normo-ouvintes com diferentes níveis de bilinguismo tardio entre si e em relação a normo-ouvintes monolíngues por meio de testes comportamentais e de teste eletrofisiológico. Esse estudo tem caráter descritivo, quantitativo e transversal. A amostra foi composta por 65 sujeitos: Grupo Monolíngue (GM): tre13ze indivíduos falantes da língua portuguesa; Grupo Professores (GP): 13 bilíngues professores de escolas de idiomas (português/inglês); alunos de escolas de idiomas em diferentes níveis de aprendizado (português/inglês): 13 no nível avançado (GA); 13 no nível intermediário (GI); 13 no nível básico (GB), com limiares auditivos tonais dentro dos limites da normalidade e sem queixas de habilidades de processamento auditivo, com idade entre 18 e 35 anos. Os sujeitos foram submetidos aos seguintes testes comportamentais: teste dicótico de dissílabos alternados (SSW), o qual avalia as habilidades de atenção, memória e figura-fundo para sons verbais; teste de detecção de gap (RGDT), que avalia a habilidade de resolução temporal; e teste eletrofisiológico potencial evocado auditivo de longa latência (PEALL) com estímulos verbais (sílabas /ba/ estímulo frequente e /di/ estímulo raro), a fim de avaliar memória, atenção e discriminação auditiva. De maneira geral, na análise entre grupos, houve diferenças significativas, com maiores valores de idade, SSW e menores valores de RGDT para os professores, quando comparados com os monolíngues. Comparando os alunos em diferentes níveis de aprendizado da língua inglesa, verificou-se maiores valores de RGDT e latência do componente N1 para o nível básico de proficiência. Concluiu-se que bilíngues tardios possuem aperfeiçoamento da habilidade de atenção e memória auditiva quando comparados aos monolíngues. Há, também, um aprimoramento da habilidade de resolução temporal conforme aumenta o nível de aprendizado da língua inglesa.