Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorWommer, Fernanda Gabriela Bitencourt
dc.date.accessioned2015-01-09T11:37:48Z
dc.date.available2015-01-09T11:37:48Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/659
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monograph aims at assessing how the use of biological collections can enhance significantly the Environmental Education. Nowadays E.E. is the most important way of redeeming the values of nature, considering that biological relationships represent a complex interplay among the wide variety of ecosystems. Thinking about this the present paper uses the construction of an entomological collection with students from the 6th grade of Nossa Senhora de Fátima Elementary school in the city of Cachoeira do Sul/RS. This research is justified by the constant concern that society has in relation to the environment, thus enabling schools to have the means to promote environmental education for conservation and preservation of species. It has been conducted by means of descriptive exploratory and participatory research, where the prior knowledge of the students was first investigated and subsequently the evolution of such knowledge through direct contact of the students with the biological collection. The results indicate that the biological collections can really serve as a strategy for achieving environmental education in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColeções biológicaspor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleColeções biológicas como estratégia para a educação ambientalpor
dc.title.alternativeBiologic collections as a strategy for environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia tem o objetivo de avaliar como o uso das coleções biológicas podem promover de forma significativa a Educação Ambiental. Nos dias de hoje a E.A. é a mais importante forma de resgate dos valores da natureza, considerando que as relações biológicas representam uma complexa interelação entre os mais diversos ecossistemas. Pensando nisso o presente trabalho utiliza a ferramenta da construção de uma coleção entomológica com os alunos do 6º ano da E.M.E.F. Nossa Senhora de Fátima situada na cidade de Cachoeira do Sul/RS. Justifica-se a pesquisa pela constante e inquietante preocupação que a sociedade tem em relação ao meio ambiente, desta forma as escolas possuem o meio propício para promover a educação ambiental visando à conservação e preservação de espécies. Foi realizada por meio de pesquisa descritiva exploratória e participativa, onde primeiramente foi investigado os conhecimentos prévios dos alunos e posteriormente a evolução de tais conhecimentos através do contato direto dos alunos com a coleção biológica. Os resultados indicam que as coleções biológicas podem servir como estratégia para se alcançar a Educação Ambiental em sala de aula.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples