dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Wommer, Fernanda Gabriela Bitencourt | |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T11:37:48Z | |
dc.date.available | 2015-01-09T11:37:48Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/659 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This monograph aims at assessing how the use of biological collections can enhance
significantly the Environmental Education. Nowadays E.E. is the most important way
of redeeming the values of nature, considering that biological relationships represent
a complex interplay among the wide variety of ecosystems. Thinking about this the
present paper uses the construction of an entomological collection with students from
the 6th grade of Nossa Senhora de Fátima Elementary school in the city of
Cachoeira do Sul/RS. This research is justified by the constant concern that society
has in relation to the environment, thus enabling schools to have the means to
promote environmental education for conservation and preservation of species. It has
been conducted by means of descriptive exploratory and participatory research,
where the prior knowledge of the students was first investigated and subsequently
the evolution of such knowledge through direct contact of the students with the
biological collection. The results indicate that the biological collections can really
serve as a strategy for achieving environmental education in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coleções biológicas | por |
dc.subject | Estratégia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Coleções biológicas como estratégia para a educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Biologic collections as a strategy for environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem o objetivo de avaliar como o uso das coleções biológicas podem promover de forma significativa a Educação Ambiental. Nos dias de hoje a E.A. é a mais importante forma de resgate dos valores da natureza, considerando que as relações biológicas representam uma complexa interelação entre os mais diversos ecossistemas. Pensando nisso o presente trabalho utiliza a ferramenta da construção de uma coleção entomológica com os alunos do 6º ano da E.M.E.F. Nossa Senhora de Fátima situada na cidade de Cachoeira do Sul/RS. Justifica-se a pesquisa pela constante e inquietante preocupação que a sociedade tem em relação ao meio ambiente, desta forma as escolas possuem o meio propício para promover a educação ambiental visando à conservação e preservação de espécies. Foi realizada por meio de pesquisa descritiva exploratória e participativa, onde primeiramente foi investigado os conhecimentos prévios dos alunos e posteriormente a evolução de tais conhecimentos através do contato direto dos alunos com a coleção biológica. Os resultados indicam que as coleções biológicas podem servir como estratégia para se alcançar a Educação Ambiental em sala de aula. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |