Mostrar registro simples

dc.creatorDiniz, Géssica Mathias
dc.date.accessioned2017-05-16
dc.date.available2017-05-16
dc.date.issued2016-02-18
dc.identifier.citationDINIZ, Géssica Mathias. The education in the capability approach. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6627
dc.description.abstractThe word education comes from the latin educare meaning "drive out". Education, understood here as the act of educating, it can occur at school, interaction with colleagues or can be developed via the media. Until the nineteenth century, education was a privilege for the few, the intellectual formation was restricted elites and popular classes were indoctrinated in accordance with the interests of the elite. In the twentieth century, the progressive education and postmodern trace other purpose for education, not indoctrination but rather the formation of critical citizens who are able to understand the reality around them and transform it. The functions performed by education, according to the progressive pedagogical thought of Paulo Freire and postmodern and the reports of the UNESCO (2013, 2014) and by the UNDP (2015), forward this study to the analysis of education in space freedom. The Capability Approach crafted by Amartya Sen (1979a, 1985, 2010) focuses on the freedom that the individual must possess to perform the beings and doings it considers of value to your life, having the freedom to expand their set of freedoms. By adopting the Capability Approach as a theoretical framework this paper aims to provide answers the following question: what is the contribution of the Capability Approach in the analysis of the roles (instrumental and intrinsic) of education in the lives of individuals? The main objective of this study was to present education in the Capability Approach and explores the relevance of education not only as a tool for the expansion of human freedom but also as an important resource for their very existence, by allowing the individual to develop their judgment and discernment skills. The theoretical and bibliographic references used allowed to describe various aspects associated with access to education that strengthened the importance of analyzing education through the prism of human freedoms. Education not only improves the social and economic conditions of individuals, but contributes to its formation as a human being, aware of the reality around him, respect human diversity (racial, gender, cultural, religious, etc.), knowledgeable of their rights and duties, opinion leader. Education, formal and informal, makes the free individual to exercise control over your own life and achieve what he considers value for you (positive freedom), not only acts as an instrumental freedom, but rather as an intrinsic freedom by value which has in shaping the individual as a human being (substantive freedom).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAbordagem das capacitaçõespor
dc.subjectLiberdade humanapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCapabilities approacheng
dc.subjectHuman freedomseng
dc.titleA educação na abordagem das capacitaçõespor
dc.title.alternativeThe education in the capability approacheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA palavra educar vem do latim educare que significa conduzir para fora ou direcionar para fora . A educação, entendida aqui como o ato de educar, pode ocorrer na escola, na interação com colegas ou pode ser desenvolvida via meios de comunicação. Até o século XIX, a educação escolar era privilégio para poucos, a formação intelectual era restrita as elites e as classes populares eram doutrinadas de acordo com os interesses da elite. No século XX, a educação progressista e a pós-moderna traçam outra finalidade para o ensino, não mais a doutrinação e sim, a formação de cidadãos críticos que sejam capazes de compreender a realidade a sua volta e transformá-la. As funções desempenhadas pela educação, de acordo com o pensamento pedagógico progressista de Paulo Freire e pós-moderno e com os relatórios apresentados pela UNESCO (2013, 2014) e pela UNDP (2015), encaminham este estudo para a análise da educação no espaço da liberdade. A Abordagem das Capacitações trabalhada por Amartya Sen (1979a, 1985, 2010) focaliza a liberdade que o indivíduo deve possuir para realizar os beings and doings que considere de valor para a sua vida, ter a liberdade para expandir o seu conjunto de liberdades. Ao se adotar a Abordagem das Capacitações como referencial teórico este trabalho pretendeu responder o seguinte questionamento: qual a contribuição da Abordagem das Capacitações na análise dos papéis (instrumental e intrínseco) da educação para a vida dos indivíduos? O objetivo central do presente estudo foi apresentar a educação na Abordagem das Capacitações e explorar a relevância da educação não só como instrumento para a expansão da liberdade humana, mas também como um recurso importante pela sua própria existência, por permitir ao indivíduo desenvolver suas habilidades de julgamento e discernimento. O referencial teórico e bibliográfico utilizado permitiu descrever diversos aspectos associados ao acesso à educação que fortaleceram a importância de se analisar a educação sob o prisma das liberdades humanas. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos, mas colabora para a sua formação enquanto ser humano, consciente da realidade a sua volta, que respeita a diversidade humana (racial, de gênero, cultural, religiosa, etc.), conhecedor de seus direitos e deveres, formador de opinião. A educação, formal e informal, torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva), não atua somente como uma liberdade instrumental, mas principalmente, como uma liberdade intrínseca pelo valor que possui na formação do indivíduo enquanto ser humano (liberdade substantiva).por
dc.contributor.advisor1Marin, Solange Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493893517579935por
dc.contributor.referee1Kühn, Daniela Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115809228865073por
dc.contributor.referee2Fritz, Karen Beltrame Becker
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756677940179047por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480653079525379por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples