O despertar na/da educação infantil: ressignificando as rotinas das práticas pedagógicas
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Data
2013-09-13Autor
Costa, Analéia Maraschin da
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O presente trabalho surge como fruto da Especialização em Docência na Educação Infantil, das inquietações e leituras do decorrer do curso, pois a partir delas foi possível estabelecer uma prática reflexiva e posicionar-se criticamente frente ao nosso trabalho, estranhando o óbvio e ampliando nossos sentidos de ouvir e olhar a criança. Imersos na realidade da escola pública acabamos por perder muitas vezes nossos ideais, acomodando-nos ao que já está posto, ao que se faz assim e por que assim sempre foi feito, pouco ou nada se reflete sobre. Mas esta Especialização inquietou nossos pensamentos e ampliou nossos olhares fez-nos Despertar para ressignificar nosso trabalho. Assim, senti-me envolvida, tocada e disposta a qualificar minha prática, traçando objetivos, metas e reflexões, transpondo a barreira do senso comum e construindo uma prática que faça a diferença na vida das crianças da escola pública e de periferia em que trabalho. Este artigo inicia-se com um revisitar de minha história de vida, trazendo elementos da minha constituição como professora de crianças pequenas, em seguida trago minhas inquietações referentes às rotinas da prática pedagógica que vivencio na Escola Municipal de Educação Infantil Ida Fiori Druck. Dando continuidade, faço uma recorrência teórica buscando autores que me auxiliem a pensar concepções relevantes a cerca da profissão, apresento também os caminhos trilhados, bem como a intervenção feita no cotidiano em que estou inserida com as respectivas análises e compreensões.