Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar
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Date
2010-02-25Primeiro membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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Nos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade de se ampliar o processo de avaliação nutricional, visando orientar aos adolescentes quanto ao estilo de vida mais saudável e a adoção de hábitos alimentares e de vida corretos, necessários ao crescimento e desenvolvimento adequado nesta faixa etária. Assim, considerando os aspectos expostos, este estudo teve como objetivo principal levantar informações sobre o percentual de crianças escolares com sobrepeso e obesidade em alunos do Ensino Fundamental Público que frequentam a disciplina de Educação Física. Foi realizado um levantamento de dados sobre o índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), peso, estatura, perímetro de cintura (PC), perímetro do quadril, sexo, idade, nível sócio-econômico, autoimagem, percepção corporal, práticas alimentares e de atividade física em crianças e adolescentes de 6ª, 7ª e 8ª séries, no Instituto Estadual Romaguera Corrêa do município de Uruguaiana/RS, contando com 296 alunos. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que os escolares possuem índices elevados de IMC e RCQ. Nomeadamente, analisando-se as prevalências nas 3 séries pesquisadas, observou-se uma maior porcentagem para o IMC acima de 25, onde 21% dos escolares possuem estes índices e 12% possuem IMC acima de 30; salientando também que não houve diferença estatística entre os sexos em relação aos valores de IMC e quadril. No entanto, em todas as demais variáveis observou-se esta diferença (p < 0,05). Observou-se ainda que os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo dos estudantes estão diretamente ligados a estes valores. Na correlação entre IMC e RCQ com a percepção corporal e autoimagem dos alunos, os estudantes que responderam estar acima do peso, as médias de IMC e RCQ confirmam esta hipótese; e de acordo com suas opiniões em perder peso, mostrou-se que os adolescentes têm consciência de seu corpo. Logo, este pode ser um ponto de partida para a proposta de mudança nos padrões de hábitos de vida e atividade física. Então, a partir da execução desta pesquisa, verificou-se a importância de se incluir estudos acerca de sobrepeso e obesidade desde cedo nas escolas, para detectar os possíveis problemas de saúde o mais precocemente possível e sugerir ações que possam auxiliar na promoção do bem-estar da criança e do jovem.