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O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil

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BOTEGA, MARCIA PALMA.pdf (2.675Mb)
Data
2011-02-25
Autor
Botega, Marcia Palma
Primeiro orientador
Adaime, Martha Bohrer
Primeiro membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Segundo membro da banca
Schneider, Rosana de Cassia de Souza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A exposição humana aos agrotóxicos se constitui em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O trabalhador rural e sua família estão expostos a diversas situações de risco à saúde durante o desempenho de suas atividades no campo. Quando os agrotóxicos são utilizados incorretamente, estes podem provocar contaminações ao homem e ao meio ambiente. A contaminação humana e ambiental por agrotóxicos está longe de ser um problema simples, muito em parte pela diversidade de determinantes de ordens social, econômica e cultural, que o permeiam. Diante da complexidade do tema, o objetivo principal deste estudo foi capacitar jovens estudantes, filhos de pequenos agricultores, da zona rural do município de Agudo, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), alunos do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos sobre a importância da utilização correta de agrotóxicos e os riscos que os mesmos podem causar a saúde do homem e do meio ambiente, enfatizando as Boas Práticas Agrícolas. Considerando-se o propósito da pesquisa, inicialmente aplicou-se um questionário objetivo para demonstrar as concepções dos estudantes sobre a exposição aos agrotóxicos. Observou-se um panorama preocupante, pois os jovens demonstraram ausência de conhecimento sobre os agrotóxicos, ao mesmo tempo em que evidenciaram ter contato direto ou indireto com os mesmos. Utilizou-se a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) com o objetivo de situar os alunos no ambiente social e cultural. Baseando-se nesta abordagem, o tema ―Agrotóxicos‖, foi trabalhado de forma contextualizada, gerando maior significado para os alunos, evidenciando-se a aplicação prática dos conhecimentos de ciências. Considerando que esta dissertação foi elaborada com o propósito de formar jovens multiplicadores de informações sobre as Boas Práticas Agrícolas, as principais estratégias didáticas utilizadas foram a leitura e interpretação de textos, discussão em grupos, estudo do meio ambiente, projeto coletivo, interação com a comunidade e intervivência universitária, que exigiram a participação ativa dos alunos no processo de capacitação e aprendizagem. Os resultados encontrados mostraram a necessidade da inserção do tema na escola, através de uma abordagem interdisciplinar envolvendo as relações do ensino das ciências naturais e biológicas com a realidade e com outras disciplinas como, por exemplo, Química e a Matemática, permitindo aos alunos um entendimento mais amplo de questões relacionadas com a saúde e o meio ambiente, bem como de programas de extensão agrícola, que levem assistência técnica e informações a esta comunidade, onde o foco principal seja o uso racional e seguro dos agrotóxicos, garantindo assim qualidade de vida para esta população.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6648
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde [146]

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