Mostrar registro simples

dc.creatorMünchen, Sinara
dc.date.accessioned2012-09-13
dc.date.available2012-09-13
dc.date.issued2012-01-26
dc.identifier.citationMÜNCHEN, Sinara. Cosmetics: a chance of approach to the teaching of chemistry. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6657
dc.description.abstractCosmetics and toiletries are items of frequent use for much of the Brazilian population, which is observed by strong economic growth that this sector has shown. Given the importance of this issue in a society in which the quest for beauty and longevity are remarkable features, it was decided to approach it from the perspective of chemical knowledge. In the development of this paper, came up to this issue of Chemistry topics developed in high school, and specifically the topic of Organic Functions was worked with a group of third year of high school in a public school located in the urban area of Santa Maria RS. To relate these everyday items to the chemical knowledge, it was used the teaching methodology of the three pedagogical moments, in which different approaches were used, such as questionnaires, experimental activities, reports, videos, games and group work. The present results show that many students express interest in learning more about this class of products, and note that, associating the experiences of students to the curriculum components is presented as a way of facilitating construction of knowledge. We can also point to the importance of this issue for a teaching of Chemistry that considers the contexts in which it occurs. In addition to the approach in the school context were also carried out activities with teachers in training, promoting discussion of this subject linked to their possibilities facing the teaching of Chemistry. From the results found it is possible to emphasize the relevance of the theme chosen to develop and discuss aspects of chemicals against the diversity of the public education environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCosméticospor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectFunções orgânicaspor
dc.subjectCosmeticseng
dc.subjectTeaching of chemistryeng
dc.subjectOrganic functionseng
dc.titleCosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de químicapor
dc.title.alternativeCosmetics: a chance of approach to the teaching of chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCosméticos e produtos de higiene pessoal são itens de consumo frequente por boa parte da população brasileira, o que se observa pelo acentuado crescimento econômico que este setor tem apresentado. Diante da relevância deste tema frente a uma sociedade em que a busca pela beleza e longevidade são características marcantes, optou-se em abordá-lo através da perspectiva do conhecimento químico. No desenvolvimento deste trabalho aproximou-se esta temática de tópicos de Química desenvolvidos no Ensino Médio, e especificamente o tópico de Funções Orgânicas foi trabalhado com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, localizada na zona urbana do município de Santa Maria-RS. Para relacionar esses itens de uso diário ao conhecimento químico utilizou-se a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, em que diferentes abordagens foram utilizadas, como aplicação de questionários, atividades experimentais, reportagens, vídeos, jogo e trabalhos em grupo. Os resultados deste trabalho apontam que muitos estudantes demonstram interesse em conhecer melhor esta classe de produtos, e nota-se que, associar as vivências dos alunos aos componentes curriculares apresenta-se como meio facilitador da construção do conhecimento. É possível apontar também a importância desta temática para um ensino de Química que considere os contextos nos quais ocorre. Além da abordagem no contexto escolar também foram realizadas atividades junto a professores em formação, promovendo a discussão deste tema vinculado às suas possibilidades frente ao ensino de Química. A partir dos resultados encontrados é possível destacar a relevância do tema escolhido para desenvolver e discutir aspectos químicos frente a diversos públicos do meio educacional.por
dc.contributor.advisor1Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.contributor.referee1Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795467308135033por
dc.contributor.referee2Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960279735476613por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples