Mostrar registro simples

dc.creatorTrevisan, Marcele Cantarelli
dc.date.accessioned2012-10-25
dc.date.available2012-10-25
dc.date.issued2012-01-19
dc.identifier.citationTREVISAN, Marcele Cantarelli. Oral health as the theme for a contextualized chemistry teaching. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6659
dc.description.abstractThis research paper presents a study of the teaching and learning process of some Chemistry contents through the use of the theme Oral Health, developing a contextualized teaching of Chemistry. Oral Health is an essential component for many biological functions of human beings, such as chewing, swallowing and speaking, being directly linked to the quality of life of the people. Therefore, through this study, it was attempted to investigate actions that facilitate the apprenticeship in Chemistry and that contribute to the civic education of the students. In order to do this, it was applied a series of interventions in a Junior class in a public school in Santa Maria, RS. As the textbooks are the main source of information for teachers to prepare their lessons, it was analyzed the main textbooks used in Chemistry teaching in the city of Santa Maria in relation to the thematic approach of Oral Health. In order to characterize the subjects and to investigate the prior knowledge of the students about the theme, it was applied an initial questionnaire that served to guide the development of the six interventions applied in the classroom. Through the instruments of evaluation used, it can be noticed that the contextualization during the chemistry classes, using the theme Oral Health, contributes to the improvement of the teaching and learning process and promoted the civic education of the students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectTemáticaspor
dc.subjectSaúde bucalpor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectThematiceng
dc.subjectOral healtheng
dc.titleSaúde bucal como temática para um ensino de química contextualizadopor
dc.title.alternativeOral health as the theme for a contextualized chemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa apresenta um estudo do processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Química através da utilização da temática Saúde Bucal, desenvolvendo um ensino de Química contextualizado. Saúde Bucal é um componente essencial para diversas funções biológicas dos seres humanos, como mastigar, deglutir e falar, estando diretamente ligada a qualidade de vida das pessoas. Portanto, através desse estudo, procurou-se investigar ações que facilitem a aprendizagem em Química e contribuam para a formação cidadã dos estudantes. Para isso, foram aplicadas uma série de intervenções em uma turma de 2º ano de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria, RS. Sendo os livros didáticos a principal fonte de consulta para os professores prepararem suas aulas, foram analisados os principais livros didáticos de Química utilizados da cidade de Santa Maria, RS, em relação à abordagem da temática Saúde Bucal. A fim de caracterizar os sujeitos da pesquisa e investigar os conhecimentos prévios dos alunos em relação à temática, foi aplicado um questionário inicial que serviu de norteador para o desenvolvimento das seis intervenções aplicadas na turma. Através dos instrumentos avaliativos utilizados, pode-se perceber que a contextualização nas aulas de Química, através da utilização da temática Saúde Bucal, contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e promoveu a formação cidadã dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685197822607977por
dc.contributor.referee1Severo Filho, Wolmar Alípio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1999826579939679por
dc.contributor.referee2Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.contributor.referee3Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935055744673018por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5218264117077115por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples