Análise das dissertações e teses dos PPGs da área do Ensino de Ciências e Matemática do RS - 2000 a 2011
Abstract
A área de Educação em Ciências (EC) surgiu na década de 70 em virtude das
demandas da sociedade brasileira da época. Desde então, a EC vem crescendo e
produzindo uma grande densidade de publicações. Entretanto, percebe-se que há
escassos trabalhos voltados à análise dos documentos, principalmente a partir do
ano 2000. Em virtude desse contexto, a presente dissertação buscou analisar as
dissertações e teses (DTs) dos PPGs na área de Ensino de Ciências e Matemática,
cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES), pertencentes ao RS no período de 2000 a 2011, para identificar as
tendências contemporâneas destas produções e proporcionar uma visão panorâmica
dos trabalhos do RS. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se a busca de
DTs no período de 2000 a 2011, através dos sites dos respectivos PPGs e por meio
de visitação às bibliotecas das instituições. Os dados foram analisados por meio de
uma matriz analítica adaptada de Coutinho et al. (2012) contendo os seguintes
descritores: sexo dos pesquisadores, grau de titulação, características do trabalho
(qualitativos ou quantitativos), área e subárea da pesquisa, instituição, ano da
defesa, nível de escolaridade, foco temático, gênero do trabalho (relato de
experiência ou pesquisa), orientadores e formação inicial dos mesmos. Os
resultados demonstraram que o RS possui 12 PPGs, distribuídos em 14
universidades, sendo 6 privadas e 8 públicas, contendo 6 mestrados acadêmicos, 8
mestrados profissionalizantes e 6 doutorados. Verificou-se uma produção de 679
documentos, sendo 671 dissertações e 8 teses, tendo um predomínio de pesquisas
qualitativas (59,8%). A maior produção acadêmica ocorreu em universidades
públicas. Em relação aos trabalhos correlatos à área de Ensino de Ciências e
Matemática (624 documentos), constatou-se um maior número de estudos na
Matemática (43,3%), seguida da Biologia (24,8%), Física (21,3%) e Química (7,4%)
contendo uma diversidade de subáreas. Verificou-se uma preocupação dos
pesquisadores quanto às formas de ensino-aprendizagem e estratégias de ensino,
através do foco temático conteúdo-método (28%). Houve uma maior concentração
de trabalhos para o ensino médio (42,3%) e ensino fundamental II (finais) (21,5%).
Pode-se concluir que as pesquisas acadêmicas dos programas do RS seguem a
tendência da produção educacional brasileira, porém possuem algumas
peculiaridades, mostrando a importância de se desenvolver estudos sobre os
trabalhos desenvolvidos em cada região do Brasil.