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dc.creatorDambros, Daniela Dressler
dc.date.accessioned2013-07-05
dc.date.available2013-07-05
dc.date.issued2012-03-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6667
dc.description.abstractTo improve the quality of education in the first grades of primary school is essential to analyze the teaching practices and the possible influences on the teaching-learning processes. Among the cognitive functions related to these processes, this study reports the attention, which develops under genetic and environmental influences. In the search for resources that may be environmental positive influences in the attention development, there is the hypothesis that bodily activity may be an important tool. From a theoretical basis and an approximation to school reality, noting the relationship between bodily activities, education and health, this paper presents an analysis of the first grades teachers perceptions about the bodily activities proposed and the health subject in school. After the interviews, it was revealed that most teachers believe that develop bodily activities in the first grades is one of their assignments, although some of them do not feel prepared for this task. With regard to health education, the main difficulties perceived by the teachers are identified: the low status of family life, lack of family support, lack of professional training of teachers, the particular difficulties faced by students and the need to literacy the schoolchildren. Then it was aimed to investigate the influence of a bodily activity program in the attention of 2nd grade students. The results of this last study allow us to infer that a bodily activities program can bring benefits to the attention of 2nd grade students, especially in the context of alternating attention. It is concluded that the bodily activities may have a positive influence in the teaching-learning processes. .eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades corporaispor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectBodily activitieseng
dc.subjectFirst gradeseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHealtheng
dc.titleAtividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeBodily activities in the first grades of primary school and its influence in the teaching-learning processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPara melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, é imprescindível que as práticas docentes e as possíveis influências aos processos de ensino-aprendizagem sejam analisadas. Dentre as funções cognitivas relacionadas a estes processos, destaca-se, neste estudo, a atenção. Na busca por recursos que possam atuar como influências ambientais positivas no desenvolvimento da atenção, surge a hipótese de que as atividades corporais podem ser uma ferramenta importante. Partindo de uma fundamentação teórica e de uma aproximação à realidade escolar, observando as relações das atividades corporais com a educação e com a saúde, foi realizada uma análise das percepções de professoras dos anos iniciais sobre as atividades corporais propostas e o tema saúde na escola. Após a realização de entrevistas, foi possível perceber que a maioria das professoras acredita que trabalhar atividades corporais nos anos iniciais é uma de suas atribuições, embora algumas não se sintam preparadas para tal tarefa. Com relação à educação em saúde, são identificadas as principais dificuldades percebidas pelas professoras: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizá-los. Posteriormente, objetivou-se investigar a influência de um programa de atividades corporais na atenção de alunos do 2º ano do ensino fundamental. Os resultados deste último estudo permitem inferir que um programa de atividades corporais pode trazer benefícios para a atenção de escolares do 2º ano do ensino fundamental, principalmente no âmbito da atenção alternada. Conclui-se que as atividades corporais podem exercer uma influência positiva nos processos de ensino-aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762107Y1por
dc.contributor.referee1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769181A8por
dc.contributor.referee2Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521A6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2622185350513377por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


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