Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem é composto por inúmeras variáveis que devem ser consideradas
no planejamento de atividades didáticas diferenciadas no âmbito de qualquer modalidade de ensino.
A EJA, como realidade escolar bastante heterogênea e diversificada, representa um campo bastante
fértil de pesquisas na área de Educação em Ciências. Pressupondo-se que este público apresenta
características bastante diversas em relação ao ensino médio regular, as quais devem ser levadas
em consideração pelos professores durante a construção e desenvolvimento de suas práticas na
escola, é necessário investigar qual o contexto desses alunos e seus anseios. Com o intuito de traçar
alternativas para o ensino de Ciências na modalidade EJA, o presente estudo, de caráter qualitativo,
buscou compreender e analisar, em um primeiro momento, qual o perfil sócio-educacional dos
estudantes que frequentam estas turmas bem como investigar seus interesses em relação ao tema
Energia, através de questões-foco organizadas em categorias prévias. A escolha da temática Energia
é justificada através das recomendações propostas pelos PCN s e também devido ao seu caráter
essencialmente interdisciplinar, já que abrange e permeia os currículos das ciências naturais
(Biologia, Física e Química). Considerando que o trabalho interdisciplinar coletivo nas escolas ainda
apresenta grandes dificuldades de implementação em virtude de resistências de professores e
instituições, defende-se a concepção de interdisciplinaridade como atitude do professor frente à
busca de entendimento e informações nos diversos ramos do conhecimento. Com a finalidade de
diminuir a atual fragmentação do tema energia visto de forma isolada e sem relações, é proposto e
desenvolvido um Módulo didático denominado: Práticas interdisciplinares na EJA: abordando o
conceito energia em diferentes contextos. A construção do referido material buscou levar em
consideração os interesses dos estudantes alvo da intervenção didática e também a utilização de
estratégias pedagógicas diversificadas, abordando o conceito de energia em diferentes enfoques de
acordo com os resultados relacionados às questões de interesse. O estudo preocupou-se também
em avaliar a efetividade da proposta através da busca de indícios de uma evolução conceitual dos
estudantes acerca do conceito energia. Foi realizado o levantamento de concepções prévias sobre o
tema com o intuito de perceber a cultura primeira relativa ao conceito energia bem como avaliar, ao
final da proposta, a possibilidade de avanços significativos na aprendizagem dos alunos. A
aprendizagem significativa (AUSUBEL et al., 1980; MOREIRA, 1998) considera três aspectos
essenciais: o querer aprender (relacionado diretamente com temas de interesse dos estudantes), a
estrutura cognitiva existente (suas ideias previas e conceitos subsunçores) e a utilização de um
material potencialmente significativo (que facilite a construção do conhecimento pelos estudantes). A
partir da análise dos resultados, constatou-se que a proposta desenvolvida proporcionou um avanço
significativo na estrutura cognitiva dos estudantes, os quais apresentaram uma evolução conceitual
satisfatória. A utilização de estratégias didáticas diferenciadas, aliadas a investigação de interesses e
temáticas são importantes ferramentas que podem estimular a aprendizagem significativa. O contexto
da EJA, em seus diversos espaços, apresenta-se como uma modalidade bastante promissora para
implementação de estratégias de ensino que considerem o estudante como sujeito ativo na
construção de seus conhecimentos e melhor compreensão das realidades em que se encontra.