dc.creator | Possebon, Natália Borba | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25 | |
dc.date.available | 2016-02-25 | |
dc.date.issued | 2015-04-09 | |
dc.identifier.citation | POSSEBON, Natália Borba. WHAT [trans] FORM ME INTO PEDAGOGUE? A path from experiences in a research group. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6698 | |
dc.description.abstract | This work describes the Pedagogy undergraduation (primary teacher) through an autobiographical writing. It brings the experiences, hardships and learning found over a Pedagogy night course in UFSM between 2008 and 2012, plus a participation in a group of multidisciplinary and inter-institutional research. With thoughts and reflections on the curriculum, especially on issues involving science education in Early Years and Learning Disabilities, it aims to stimulate a new look over the teacher education and professional practice, questioning the pedagogical certainties, pre ideas and other dimensions involving the educational environment. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Initial training | eng |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | Learning disabilities | eng |
dc.title | O que me auto [trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa | por |
dc.title.alternative | What [trans] form me into pedagogue? A path from experiences in a research group | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho relata a formação em pedagogia por meio de uma escrita autobiográfica. Traz as vivências, adversidades e aprendizagens encontradas ao longo da formação em Pedagogia em um curso noturno da UFSM entre 2008 e 2012, e da participação em um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional. Com pensamentos e reflexões sobre o currículo, em especial sobre questões que envolvem o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e as Dificuldades de Aprendizagem, objetiva estimular um novo olhar acerca da formação e atuação profissional docente, questionando as certezas pedagógicas, as ideias pré-concebidas, e as demais dimensões que envolvem o espaço educacional. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5626168979329885 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0 | por |
dc.contributor.referee2 | Pagan, Acácio Alexandre | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4771015709359419 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1265364935326010 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | por |