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dc.creatorNascimento, Karine Bueno do
dc.date.accessioned2016-02-25
dc.date.available2016-02-25
dc.date.issued2015-06-08
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Karine Bueno do. NATIONAL PROGRAM OF TEXTBOOKS AND TEACHING SYSTEM APOSTILLED: A DIALOGUE MEDIATED BY EVIDENCES IN BRAZIL TEST. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6699
dc.description.abstractThe aim of this work was to analyze a school generation of elementary school from the results in the Test Brazil, and compare these results between schools that using textbooks with the schools that using teaching system apostilled. We adopted as the reference time the interval 2004 to 2011. This study is moored on the assumptions of a descriptive and exploratory research, quantitative, with documental data collection methods. The total sample is composed of 282 municipalities, with results of the Brazil Test in 1,817 schools. Regarding the number of students involved in the study for the year 2007 are 100 342 students, and for the year 2011, 54,632. The results are organized into two samples: one nationwide and one with data municipalities of São Paulo. The study showed at the nationwide sample that schools that used teaching systems apostilled obtained top results (significant difference) compared to those schools that used textbook, this to the results of the Brazil Test in 2007 (read early years), both for math and for Portuguese. As for the results of the Brazil Test in 2011 (read final years), both sets (textbooks and teaching system apostilled) showed no differences in their results, both for mathematics and for Portuguese. But, in the state of São Paulo the results were different. The results of the Brazil Test in 2007 showed that for the first years there was no difference between schools, both for mathematics and for Portuguese and in the Brazil Test in 2011, in Portuguese the outcome remained, no significant difference, however, in math the results point significant difference, with teaching systems apostilled, getting higher grades to schools that using textbooks. Anyway, considering all aspects involving the dilemma between textbook or teaching system apostilled, and taking into account the results of this study, the answer is reached, at this moment, is that the fact of adopting systems apostilled instead textbooks, provide no better results in Brazil Test.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSistema apostilado de ensinopor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectSistema de ensinopor
dc.subjectNational textbook programeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectBrazil testeng
dc.subjectEducation systemeng
dc.subjectTeaching system apostilledeng
dc.titlePrograma nacional do livro didático e sistemas apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da prova Brasilpor
dc.title.alternativeNational program of textbooks and teaching system apostilled: a dialogue mediated by evidences in Brazil testeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi analisar uma geração escolar do ensino fundamental a partir dos resultados obtidos na Prova Brasil, e comparar estes resultados entre escolas que utilizam livro didático com escolas que utilizam sistema apostilado de ensino. O intervalo de tempo adotado como referência é de 2004 a 2011. Este estudo está ancorado nos pressupostos de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, com métodos de coleta de dados documental. A amostra total é composta por 282 municípios, com resultados na Prova Brasil de 1.817 escolas. Com relação ao número de alunos envolvidos no estudo, para o ano de 2007, são 100.342 discentes, e para o ano de 2011, 54.632. Os resultados estão organizados em duas amostras: uma de âmbito nacional e outra com dados de municípios do estado de São Paulo. O estudo evidenciou na amostra de âmbito nacional que escolas que utilizaram sistemas apostilados de ensino obtiveram resultados superiores (diferença significativa) em comparação àquelas escolas que utilizaram livro didático, isto para os resultados na Prova Brasil em 2007 (leia-se anos iniciais), tanto para matemática quanto para língua portuguesa. Já para os resultados na Prova Brasil em 2011 (leia-se anos finais), ambos os conjuntos (livro didático e sistema apostilado de ensino) não apresentaram diferenças em seus resultados, tanto para matemática quanto para língua portuguesa. Já na amostra do estado de São Paulo os resultados foram diferentes. Os resultados da Prova Brasil em 2007 evidenciaram que para os anos iniciais não houve diferença entre as escolas, tanto para matemática quanto para língua portuguesa, e na Prova Brasil em 2011, em língua portuguesa o resultado se manteve, ou seja, sem diferença significativa, porém, para matemática os resultados apontam diferença significativa, com os sistemas apostilados de ensino obtendo notas superiores às escolas que utilizam livro didático. Enfim, considerando todos os aspectos que envolvem o dilema entre livro didático ou sistema apostilado de ensino, e levando em consideração os resultados deste estudo, a resposta que se chega, neste primeiro momento, é que o fato de adotar sistemas apostilados de ensino ao invés de livros didáticos não propiciam melhores resultados na Prova Brasil.por
dc.contributor.advisor1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708908E5por
dc.contributor.referee1Hypolito, álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067P5por
dc.contributor.referee2Ivo, Andressa Aita
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098por
dc.contributor.referee3Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646787691655008por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


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