Leitura e interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
Fecha
2015-08-28Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nesta dissertação, apresentamos uma metodologia desenvolvida com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação no Ensino de Química. Para tal, utilizamos textos de divulgação científica, não didáticos, que trouxeram assuntos e curiosidades referentes aos conteúdos de Química Orgânica. Ainda, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Desta forma, todas as atividades didáticas foram realizadas através de um site desenvolvido pelo professor orientador desta dissertação, que administrou tal site juntamente com a autora do trabalho. Os resultados apresentados demonstram os sérios problemas enfrentados pelos discentes quando lhes são propostas questões que exigem o domínio das habilidades de leitura e interpretação; contudo, também apontam no sentido de que é possível aprimorá-las utilizando um método sistemático acompanhado pelo professor e que traga assuntos relevantes para a formação dos alunos.