Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2015-08-21Metadatos
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Estudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades experimentais baseadas no método científico e nas pré-concepções dos anos iniciais sobre a aprendizagem de conceitos e fenômenos associados ao processo de Fermentação. As atividades foram realizadas através de um curso experimental de 20hs, com estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon na cidade de Santa Maria-RS. A pesquisa envolveu 20 estudantes com idades entre 6 e 7 anos, supervisionados por monitores (alunos e professores de pós-graduação) que desempenharam o papel de instigar os alunos a utilizar o raciocínio e a criatividade para a criação de hipóteses e elaboração dos experimentos. De forma geral, o curso enfatizou o processo de fazer ciência por meio de questionamentos e busca de respostas pela montagem de experimentos simples. A avaliação dos resultados foi efetuada pela comparação de respostas de entrevistas realizadas antes do curso (pré-teste) e depois do curso (pós-teste), sendo os pós-testes aplicados no final do curso experimental, 6 e 12 meses depois. O conjunto de dados obtidos mostram que as atividades desenvolvidas facilitaram a aquisição e construção de novos conceitos e causaram mudanças nas concepções prévias dos alunos sobre o tema, as quais podem ser consideradas como cientificamente mais corretas. Além disso, foi possível observar que o tema trabalhado por meio de atividades experimentais foi assimilado e memorizado pelos estudantes a curto e a longo-prazo. Assumimos que a manipulação, a observação e a motivação associados a experimentação são fatores que trazem benefícios cognitivos e facilitam o processo de alfabetização escrita e científica nesta fase escolar.