Mostrar registro simples

dc.creatorKlein, Sabrina Gabriela
dc.date.accessioned2016-05-09
dc.date.available2016-05-09
dc.date.issued2016-01-08
dc.identifier.citationKLEIN, Sabrina Gabriela. POLLUTION AS A THEME FOR CONSTRUCTION OF CHEMICAL KNOWLEDGE OF REDOX REACTIONS UNDER A PERSPECTIVE STSE. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6702
dc.description.abstractIn search of a distinctive chemical education, with meaning for social and productive life of young high school students, the present study investigates how the theme "pollution" may facilitate the construction of the teaching and learning process of redox reactions content of high school students under a STSE (Science-Technology-Society-Environment) approach. For this, firstly, we sought theoretical references about the conceptual part of redox reactions and the theme "pollution". Then, we conducted an analysis of papers published in the journal Chemistry at the New School , with the intention of investigating how the redox reactions have been explored, their different approaches and their impact on the teaching of chemistry. From this, we developed a proposal to approach the redox reactions in the classroom, which was assessed through interventions with the second year high school students from a public school of Santa Maria, RS. Interventions in the classroom were carried out in two steps, both based on the methodology of the three pedagogical moments. The first developed inorganic redox content associated with the pollution of soil, whereas the second involved some organic redox reactions through the water pollution, specifically the treatment of effluents. This is a qualitative research. To collect data, we use questionnaires and textual productions, they were analyzed according to the Discursive Textual Analysis. The results allowed us to conclude that the development of redox reactions associated with the theme "pollution" by a STSE perspective favored teaching and learning of chemistry, as we observe an improvement in the construction of students knowledge.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectOxidação-reduçãopor
dc.subjectPoluiçãopor
dc.subjectCiência-tecnologia-sociedade-ambientepor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectOxidation-reductioneng
dc.subjectPollutioneng
dc.subjectScience-technology-society-environmenteng
dc.titlePoluição como temática para construção do conhecimento químico de reações redox sob uma perspectiva CTSApor
dc.title.alternativePollution as a theme for construction of chemical knowledge of redox reactions under a perspective STSEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa busca de um ensino de química diferenciado, com significado para vida social e produtiva de jovens estudantes do nível médio, a presente pesquisa investiga como a temática Poluição pode favorecer a construção do processo de ensino aprendizagem do conteúdo de reações redox para estudantes de nível médio sob um enfoque CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Para isso, primeiramente, buscamos referenciais teóricos a respeito da parte conceitual das reações redox e a temática Poluição . Em seguida, realizamos uma análise dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola, com a intenção de investigar como as reações redox estão sendo exploradas, suas diferentes abordagens e sua repercussão no ensino de Química. A partir disso, desenvolvemos uma proposta para abordar as reações redox em sala de aula, que foi avaliada através de intervenções realizadas com estudantes da segunda série do nível médio de um colégio estadual de Santa Maria, RS. As intervenções em sala de aula foram realizadas em duas etapas, ambas baseadas na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A primeira desenvolveu o conteúdo inorgânico de oxirredução associado à poluição do solo, enquanto que a segunda envolveu algumas reações orgânicas de oxirredução através da poluição da água, especificamente o tratamento de efluentes. A pesquisa é de caráter predominantemente qualitativo. Para a coleta de dados, utilizamos de questionários e produções textuais, analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados nos permitiram concluir que o desenvolvimento das reações redox associadas a temática Poluição por um perspectiva CTSA favoreceram o ensino e a aprendizagem de Química, visto que observamos um avanço na construção do conhecimento dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788627U5por
dc.contributor.referee1Marchi, Miriam Ines
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761904P8por
dc.contributor.referee2Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2700710759538705por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples