Mostrar registro simples

dc.creatorStorgatto, Greyce Arrúa
dc.date.accessioned2016-06-16
dc.date.available2016-06-16
dc.date.issued2016-01-15
dc.identifier.citationSTORGATTO, Greyce Arrúa. CHEMISTRY IN DENTISTRY : CONTRIBUTIONS TO EDUCATION. 2016. 232 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6704
dc.description.abstractThis research considers the theme "Chemistry in Dentistry" as a starting point for the contextualization of chemical content, in order to contribute to the Chemistry teaching and learning process to 3rd year high school students of a public school in the city of Santa Maria, RS. In dealing with the chemistry involved in common materials of dental practice, as well as in common problems of oral health and aspects of prevention and treatment, Chemistry in Dentistry aims to the Social Chemical Theme "Oral Health", that has already been presented in Chemistry teaching in other works of our research group, LAEQUI. In this research, several interventions were developed, which allowed the structuring of its implementation in three stages: the first corresponds to the presentation of the theme to the students, and the others correspond to the two thematic workshops, guided by Three Pedagogical Moments. The development of these workshops seeks, besides to contextualize chemical content from the theme "Chemistry in Dentistry", to contribute to civic education of students, encouraging them to reflect on their habits regarding oral health and lead them to the perception that chemical knowledge can help to understand the causes of oral health problems, as well as prevention and treatment of these. In the thematic workshops are inserted experimental activities, the didactic game and the case studies as methodological strategies to relate chemical content with the daily life of students from the perspective of the theme, beyond the study of concepts. For data collection, instruments such as questionnaires, exercises, textual production and log books (records notebooks, both the researcher as students) were used and analyzed according to the Discursive Textual Analysis. The results allow us to conclude that the theme Chemistry in Dentistry associated with the use of different teaching methodologies, such as thematic workshops, provided an approximation of Chemistry with the daily life of students, promoting the teaching and learning process of chemical content and their civic education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOficinas temáticaspor
dc.subjectQuímica na odontologiapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectThematic worshopseng
dc.subjectChemistry in dentistryeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleA química na odontologia: contribuições para o ensinopor
dc.title.alternativeChemistry in dentistry: contributions to educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa considera a temática Química na Odontologia como ponto de partida para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química para estudantes de 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa Maria, RS. Ao tratar da Química envolvida em materiais comuns na prática odontológica, bem como ao abordar problemas comuns de saúde bucal e aspectos de sua prevenção e tratamento, a Química na Odontologia tem alcance para o Tema Químico Social Saúde Bucal , já apresentado no ensino de Química em outros trabalhos de nosso grupo, o LAEQUI. Nesta pesquisa, foram elaboradas várias intervenções, as quais permitiram a estruturação de sua aplicação em três etapas: a primeira corresponde à apresentação da temática aos estudantes, e as outras duas correspondem às duas oficinas temáticas desenvolvidas, orientadas pelos Três Momentos Pedagógicos. O desenvolvimento destas oficinas busca, além de contextualizar conteúdos químicos a partir da temática Química na Odontologia , contribuir para a formação cidadã dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre seus hábitos com relação à saúde bucal, bem como conduzí-los à percepção de que os conhecimentos químicos podem auxiliar tanto a compreender as causas dos problemas de saúde bucal, bem como a prevenção e o tratamento destes. Inseridas nas oficinas temáticas, estão as atividades experimentais, o jogo didático e o estudo de casos como estratégias metodológicas para relacionar conteúdos de química com o cotidiano dos estudantes sob a perspectiva da temática, para além do estudo de conceitos. Para a coleta de dados, instrumentos como questionários, exercícios, produção textual e diários de bordo (cadernos de registros, tanto da pesquisadora como dos estudantes) foram utilizados e analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos nos permitem concluir que a temática Química na Odontologia , associada ao uso de diferentes metodologias de ensino, como as oficinas temáticas, proporcionou uma aproximação da Química com o cotidiano dos estudantes, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos químicos e a formação cidadã dos mesmos.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788627U5por
dc.contributor.referee1Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921303744527801por
dc.contributor.referee2Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7839490042187860por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples