Mostrar registro simples

dc.creatorPagliarini, Daiane Schio
dc.date.accessioned2016-06-24
dc.date.available2016-06-24
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationPAGLIARINI, Daiane Schio. ACTIVITIES PRACTICES WITH MICROSCOPY AND SKILLS DEVELOPMENT IN ELEMENTARY EDUCATION. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6706
dc.description.abstractThe practical activities contribute to the interest and learning in science and biology, especially when they involve research, curiosity, new materials and challenges. The investigation by microscopy can happen in practical classes in their classroom or a lab space. The production of drawings from observations can be a viable resource for the student to express thought and demonstrate understanding of concepts and phenomena. Through this feature it is also possible to promote the development of skills, especially those related to observation, interpretation and image description. Our objective was to investigate the use of this type of practical activities in primary education for the development of skills. The implementation of practical classes with observation and individual record was made possible by an alternative optical microscopy system that allows students greater independence in handling the equipment. Built pet bottle of microscopes for use in practical classes. In two classes, two sets of activities were carried out with the students; the first was called Freehand and the second oriented design. As main material, use plant cells in order to relate the practice to the content studied in class. The activities contributed to the improvement of students' skills in observation, record and image description. During the performance of activities it was possible to make several observations on the behavior of students face the challenges posed by the observation and recording of images and set some of the conditions for the success of this type of practice session.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectMicroscopiapor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPractical activitieseng
dc.subjectMicroscopyeng
dc.subjectAbilitieseng
dc.subjectElementary educationeng
dc.titleAtividades práticas com microscopia e o desenvolvimento de habilidades no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeActivities practices with microscopy and skills development in elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem em Ciências e Biologia, principalmente quando envolvem investigação, curiosidade, novos materiais e desafios. A investigação pela microscopia pode acontecer em aulas práticas na própria sala de aula ou em um espaço de laboratório. A produção de desenhos a partir de observações pode ser um recurso viável para o aluno expressar pensamento e demonstrar compreensão de conceitos e fenômenos. Por meio desse recurso também é possível promover o desenvolvimento de habilidades, principalmente as relacionadas com a observação, interpretação e descrição de imagens. O nosso objetivo foi investigar o uso desse tipo de atividades práticas no ensino fundamental para o desenvolvimento de habilidades. A implementação de aulas práticas com observação e registro individual foi possibilitada por um sistema de microscopia óptica alternativa que permite aos alunos maior independência na manipulação do equipamento. Construímos microscópios de garrafa pet para uso nas aulas práticas. Em duas aulas, dois conjuntos de atividades foram realizadas com os alunos; o primeiro foi denominado de Desenho Livre e o segundo de Desenho Orientado. Como material principal, utilizamos células vegetais a fim de relacionar a prática ao conteúdo estudado em sala de aula. As atividades realizadas contribuíram para a melhoria das habilidades dos alunos em observação, registro e descrição de imagens. Durante a realização das atividades foi possível realizar várias observações sobre o comportamento dos alunos frente aos desafios propostos pela observação e registro de imagens e definir alguns dos condicionantes para o sucesso desse tipo de aula prática.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795127P7por
dc.contributor.referee2Vestena, Rosemar de Fátima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401450519634298por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606317404425683por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples