Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
Date
2016-05-05Metadata
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A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus componentes curriculares. Desta forma, os cursos de formação continuada ajudam a suprir parte dessa carência auxiliando nas renovações sobre práticas pedagógicas, levando-os a reestruturar e aprofundar conhecimentos desenvolvidos na formação inicial. Neste texto, no presente trabalho, tem-se como foco desenvolver e avaliar cursos de formação continuada para professores de biologia por meio da Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi divida em três etapas. Na primeira etapa (E1), elaboramos e enviamos um questionário virtual investigativo para os docentes de biologia responderem indicando as áreas da biologia que mais necessitavam de cursos de formação continuada e a modalidade desejada para realização. A temática escolhida pelos docentes foi da genética e a modalidade foi a Educação a Distância, diante dos resultados da etapa E1 realizamos a etapa seguinte, E2. Nessa, criamos e executamos a primeira edição do curso de formação continuada para professores de biologia por meio da EaD com a temática Genética na atualidade. Na terceira etapa (E3), realizamos a reestruturação e execução da segunda edição do curso. As duas edições do curso utilizaram o Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) Moodle, com atividades semanais ou a cada duas semanas e buscando diferenciar as ferramentas virtuais utilizadas a cada nova proposta. Com a obtenção dos resultados, verificamos que cursos de formação continuada para docentes de biologia por meio da EaD são facilitadores no processo de formação permanente, uma vez que essa modalidade auxilia na questão de flexibilidade do horário, organização da rotina docente e evita deslocamentos. Além disso, de acordo com as avaliações dos professores cursistas, percebe-se uma carência e um desejo por parte dos docentes em participar de mais cursos com finalidades formativas, o que leva os dados obtidos nesse trabalho a servirem de base para construção de novos cursos de formação permanente. Outro passo importante na formação do professor é o estímulo à renovação e adaptação das atividades. É fundamental que o professor analise de modo crítico como utilizar, aprimorar e/ou desenvolver materiais didáticos adaptados a sua própria realidade, para que as inovações possam ser incorporadas de forma efetiva á rotina de ensino.