Mostrar registro simples

dc.creatorAssumpção, Paula Gabrieli Santos de
dc.date.accessioned2016-03-11
dc.date.available2016-03-11
dc.date.issued2015-08-24
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Paula Gabrieli Santos de. PERIMETER AND AREA: A DIDACTIC ENGINEERING USING GEOGEBRA UNDER THE VIEW OF SEMIOTIC REPRESENTATIONS. 2015. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6747
dc.description.abstractThis paper aims answering the following question: Can a dynamic approach contribute to the geometry s teaching and learning process for 7th grade students in the fundamental school, concerning the concepts of perimeter and polygons area, taking into consideration the theory of semiotic representation records? In order to do this, it was elaborated, implemented and evaluated a sequence of activities in the GeoGebra software from the theoretical subsides found in the semiotic representation records theory, according to Duval (2003, 2005, 2009, 2011, 2012a, 2012b, 2013). The didactic experiment was accomplished with two groups of 7th grade students from fundamental school in a public state school in the city of Toropi, RS. This research was organized following the guidelines of the didactic engineering methodology, according to Artigue (1996). Based on the analysis of results when putting into practice the sequence of activities it was verified the students could learn the concepts of perimeter and polygons area in a dynamic environment under the view of the semiotic representation records theory. It was also recognized as fundamental to develop the steps in the didactic engineering the considerations brought by this theory. Besides, it was considered satisfactory the functionalities of the GeoGebra software since it was an intermediary tool, helping in the process of seeing the subjects of research, when solving activities with emphasis in image records. It was seen in the development of activities an improvement of their visual processes in relation to the heuristic examination of the geometrical figures. Allowing them a better perception of the way they elucidate the geometric representations involved.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerímetropor
dc.subjectÁreapor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectPerimetereng
dc.subjectAreaeng
dc.subjectSemiotic representation recordseng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.titlePerímetro e área: uma engenharia didática utilizando o GeoGebra sob o olhar das representações semióticaspor
dc.title.alternativePerimeter and area: a didactic engineering using GeoGebra under the view of semiotic representationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação coloca como questão norteadora de pesquisa: Uma abordagem dinâmica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de geometria para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, relativa aos conceitos de perímetro e área de polígonos, à luz da teoria dos registros de representação semiótica? . Para tanto, foi elaborada, implementada e avaliada uma sequência de atividades desenvolvida no software GeoGebra a partir dos subsídios teóricos indicados pela teoria de registros de representação semiótica, segundo Duval (2003, 2005, 2009, 2011, 2012a, 2012b, 2013). A experiência didática foi realizada com duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do município de Toropi, RS. A organização desta pesquisa segue os pressupostos da metodologia da engenharia didática, conforme Artigue (1996). Com base na análise dos resultados da aplicação da sequência de atividades constatou-se que foi viabilizado aos alunos a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de perímetro e área de polígonos com a utilização de um ambiente dinâmico sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica. Também, reconheceu-se como fundamental para o desenvolvimento das etapas presentes na engenharia didática as reflexões trazidas por essa teoria. Além disso, considerou-se satisfatórias as funcionalidades do software GeoGebra, uma vez que serviu como ferramenta mediadora, favorecendo o processo de visualização dos sujeitos da pesquisa, face a resolução das atividades com ênfase no registro figural. Uma vez que, percebeu-se no desenvolvimento das atividades, um aprimoramento dos seus processos visuais em relação à exploração heurística das figuras geométricas. Permitindo a estes, uma melhor percepção na forma de interpretarem as representações geométricas envolvidas.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Inês Farias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782632H6por
dc.contributor.referee1Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478310789654878por
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee3Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121551441426866por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples