Mostrar registro simples

dc.creatorFaccin, Franciele
dc.date.accessioned2016-03-14
dc.date.available2016-03-14
dc.date.issued2015-08-05
dc.identifier.citationFACCIN, Franciele. IMPLEMENTATION OF POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS REGARDING THERMIC PHYSICS GEARED FOR 11TH GRADE LEARNERS. 2015. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6749
dc.description.abstractLearning difficulties in apprehending concepts of temperature and heat can be regarded as problems faced by teachers in various teaching levels. Even though learning is an activity proper to learners, a teacher can help her⁄his students, to grasp meanings but also learn through her⁄his teaching approach. Thus, teaching should make use of diversified well-planned strategies so that the teaching-learning process is enhanced. The present study has, as its main objective, the development of a classroom didactics strategy that may help a teacher build thermodynamics concepts of heat and temperature with her⁄his learners. It consists in the planning, presentation ⁄production and evaluation of two potentially meaningful teaching units (PMTU). Firstly, learners‟ previous knowledge was assessed; secondly, the specific content was presented on a general basis; thirdly, each topic was developed more specifically so that a progressive differentiation was achieved followed by an integrative reconciliation. PMTUs are didactic sequences couched on several learning theories, mainly Meaningful Learning, which is the main theoretical support of the present study. The project was applied in an 11th grade group in a Senior State High School in the city of Santa Maria/RS. The first PMTU, applied at the end of the second quarter, dealt with the principal concept of temperature, and the second PMTU, applied in the third quarter, had the concept of heat as its focus. The collected data of this research showed that PMTUs can enhance meaningful learning; however, they demand, in their planning and consequent teaching (implementation), not only a thoroughly structured planning but also teaching management on the part of the teacher since activities should be developed according to learners‟ conceptual evolution. Analyses elaborated based on obtained results through employed activities in the two PMTUs showed that meaningful learning was achieved.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativa (UEPS)por
dc.subjectCalorpor
dc.subjectTemperaturapor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPotentially Meaningful Teaching Units (PMTU)eng
dc.subjectHeateng
dc.subjectTemperatureeng
dc.titleImplementação de unidades de ensino potencialmente significativas sobre física térmica para alunos do 2º ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeImplementation of potentially meaningful teaching units regarding thermic physics geared for 11th grade learnerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- lhes a captação dos significados e aprender através do ensino que pratica. Dessa forma o ensino deve fornecer estratégias diversificadas e bem planejadas de modo a favorecer o processo de ensino/aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia didática desenvolvida em sala de aula que auxilie o professor a construir com seus alunos os conceitos termodinâmicos de calor e temperatura. Consiste na elaboração, aplicação e avaliação de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas- UEPS. Em um primeiro momento, foi feito o levantamento do conhecimento prévio dos alunos e, em seguida, foi apresentado o conteúdo de uma forma mais geral passando-se à abordagem de cada assunto de forma mais específica visando à diferenciação progressiva e, após, a reconciliação integrativa. As UEPS são sequências didáticas fundamentadas em diversas teorias de aprendizagem, principalmente a Teoria da Aprendizagem Significativa, que é o referencial teórico principal deste trabalho. A proposta foi implementada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS. A primeira UEPS, aplicada ao final do segundo trimestre, aborda como conceito principal temperatura e a segunda UEPS, aplicada no terceiro trimestre, teve como enfoque principal o conceito de calor. Essa pesquisa evidenciou que as UEPS podem propiciar a aprendizagem significativa, porém necessitam de uma estruturação e preparo do professor na sua elaboração e implementação, visto que as atividades são desenvolvidas de forma a acompanhar a evolução conceitual dos alunos. As análises feitas dos resultados obtidos através dos instrumentos utilizados nas duas UEPS demonstraram indícios de aprendizagem significativa.por
dc.contributor.advisor1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865537547314234por
dc.contributor.referee1Moreira, Marco Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078954333145104por
dc.contributor.referee2Santarosa, Maria Cecilia Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.referee3Ludke, Everton
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399842157129152por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9032065953244859por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples