A aprendizagem da geometria analítica do ensino médio e suas representações semióticas no GrafEq
Date
2015-08-07Metadata
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Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado
envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo estudar
a compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino
Médio com o uso do software GrafEq. Trata-se de uma pesquisa de cunho
qualitativo cuja metodologia de ensino e pesquisa adotada é a Engenharia Didática,
que possibilita sistematizar a realização da pesquisa nos âmbitos teórico e
experimental. As atividades elaboradas versam sobre os objetos reta, circunferência
e parábola e foram dinamizadas junto a uma turma de alunos de uma escola da
cidade de Santa Maria/RS. Como aporte teórico adota-se a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval devido ao papel importante das
representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de
propiciar a coordenação entre os registros de representação gráfico e algébrico da
Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram
planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realize diversas
experimentações envolvendo esses registros. Em algumas atividades faz-se uso do
software GeoGebra a fim de formalizar propriedades e resultados matemáticos. Os
resultados apontam para a consolidação do reconhecimento dos objetos abordados
nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a
sua compreensão. As atividades da sequência contribuíram para o reconhecimento
e compreensão das variáveis visuais pertinentes dos registros algébricos dos
objetos abordados. Verifica-se que, de modo geral, houve um desenvolvimento dos
alunos ao longo da dinamização da sequência didática, isto é, uma melhora na
compreensão dos objetos matemáticos abordados. Destaca-se, também, o
engajamento por parte dos alunos na resolução das atividades.