Inclusão de alunos cegos nas classes regulares e o processo de ensino e aprendizagem de matemática
Abstract
No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, principalmente quando se trata de alunos cegos. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar tais dificuldades, bem como compreender quais metodologias são usadas pelos professores de matemática que possuem alunos cegos em suas salas de aula. Para isso optou-se por realizar um estudo de caso em uma escola da rede pública de Santa Maria/RS, com uma turma de oitavo ano que tem um aluno cego incluído. Além da observação de aulas, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, o questionário com professores e a entrevista com a educadora especial da escola. Na fundamentação teórica é apresentado um resgate histórico sobre as políticas de inclusão e um pouco sobre as tecnologias assistivas utilizadas por alunos cegos para facilitar o processo ensino e aprendizagem da matemática por parte destes alunos. São apresentados também, materiais didáticos adaptados que foram confeccionados para o desenvolvimento de uma sequencia didática em uma turma que possui um aluno cego incluído. Essa atividade teve como finalidade auxiliar os professores em sala de aula, demonstrando ser possível desenvolver metodologias que possibilitem trabalhar de maneira integrada com todos os alunos da turma o que, de certa forma, interfere de forma positiva no processo ensino e aprendizagem da Matemática. Na análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin onde foram descritas as categorias encontradas e elencadas ao longo da pesquisa. No decorrer da pesquisa, buscamos compreender de que maneira está ocorrendo a inclusão em uma classe regular de ensino, tendo como um dos sujeitos da pesquisa o professor de matemática que normalmente não possui formação específica para atuar no contexto da inclusão. Também procuramos mostrar que a matemática, quando contempla o uso de materiais concretos e manipuláveis em sala de aula, torna essa disciplina mais prazerosa para o aluno e oportuniza uma maior integração entre todos os alunos, incluindo os alunos que apresentam alguma deficiência.