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dc.creatorDias, Jaqueline Menezes
dc.date.accessioned2016-11-28
dc.date.available2016-11-28
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationDIAS, Jaqueline Menezes. A STUDY OF THE CONSTRUCTION IN THE TEACHING OF SECOND LAW OF THERMODYNAMICS. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6765
dc.description.abstractThermodynamics is a branch of physics that developed as a science after the technological advent of heat engine and, due to the great importance of this technology for the English society of the eighteenth century. But these historical aspects are not normally considered in approaches of the Thermodynamics content to higher education. In view of this, we developed a teaching sequence for the content of thermal machines and Second Law of Thermodynamics using educational activities with different approaches and discussions through an approach that recognizes the historical contextualization of this content with development of heat engine and the importance of these for the affirmation of the capitalist economic system. Therefore we sought support in the Historic-Critic Pedagogy Saviani as a reference for teaching methodology and theory of the education system and in the acquisition of Bourdieu's habitus. The teaching sequence was implemented with three classes of engineering courses at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) who attended the discipline of Física Geral e Experimental II. Thus, it were used as instruments to collect data: the class records, the analysis of the discursive responses of students activities and the responses questions post-test and pre-test, for which the qualitative analysis of the discursive responses has as reference the Análise Textual Discursiva of Moraes (2003). And it was also applied to the class a questionnaire about their interest in physics. The references suggested in the program of the course were also subject to analysis. Among the results were identified through analysis of the data some students' difficulties with regard to interpretation of concepts of Thermodynamics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectAquisição do habituspor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectHabitus acquisitioneng
dc.titleUM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO ―HABITUS NO ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICApor
dc.title.alternativeA STUDY OF THE CONSTRUCTION IN THE TEACHING OF SECOND LAW OF THERMODYNAMICSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Termodinâmica é um ramo da física que se desenvolveu, como ciência, após o advento tecnológico da máquina térmica e, devido à grande importância dessa tecnologia para a sociedade britânica do século XVIII. Mas, esses aspectos históricos normalmente não são considerados em abordagens do conteúdo de Termodinâmica para o Ensino superior. Em vista disso, desenvolveu-se uma sequência de ensino para o conteúdo de máquinas térmicas e Segunda Lei da Termodinâmica utilizando de atividades didáticas com diferentes enfoques e discussões através de uma abordagem que reconhece a contextualização desse conteúdo com a história do desenvolvimento das máquinas térmicas e a importância dessas para a afirmação do sistema econômico capitalista. Para tanto buscou-se apoio na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani como referencial para a metodologia de ensino e na teoria sobre o sistema de ensino e a aquisição do habitus de Bourdieu. A sequência de ensino foi implementada com três turmas de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que cursavam a disciplina de Física Geral e Experimental II. Desta forma, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: os registros de aula, a análise das respostas discursivas dos alunos as atividades e das respostas às questões do pós e pré-teste, sendo que a análise das respostas discursivas foi qualitativa tendo como referencial a Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Ainda foi aplicado com as turmas um questionário sobre o interesse em Física. As referências bibliográficas sugeridas no programa da disciplina também foram motivo de análise. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar, através da análise dos dados algumas dificuldades dos alunos com relação a interpretações de conceitos da Termodinâmica.por
dc.contributor.advisor1Ludke, Everton
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721411T6por
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilberto Orengo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770677Z6por
dc.contributor.referee2Santarosa, Maria Cecilia Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380403077949661por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


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