Mostrar registro simples

dc.creatorLied, Roberta
dc.date.accessioned2016-12-07
dc.date.available2016-12-07
dc.date.issued2016-08-24
dc.identifier.citationLIED, Roberta. Ruler-and-compass constructions involving geometric places: a dynamic proposal allied with registers of semiotics representation theory. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6766
dc.description.abstractThe focus of this thesis is on the study of geometric places, and it has as objective research: "to investigate the mobilization of registers of semiotic representation through educational activities involving geometric places in two learning environments: when using paper, pencil, ruler and compass and when using GeoGebra software." Therefore, under the light of this research perspective, a series of activities were designed and implemented with the undergraduate students in Mathematics at the Federal University of Santa Maria. The theoretical foundation is based on Raymond Duval s Registers of Semiotics Representation Theory. It should be noted that this theory of learning has an extensive reference on the visualization process and, thus, has relevance in the teaching and learning of geometry. As a qualitative research, the analysis of the results occurred from the perceptions and procedures developed by the students during the development of the sequence of activities. In this sense, we analyzed which registers of semiotics representation were used by students in the two proposed learning environments. From this analysis, it was found that the different seizures and ways of seeing a geometrical figure distinguished by Duval were contemplated. In addition to that, the use of GeoGebra software favored the visual aspect of mathematical objects, with emphasis on figural register.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLugares geométricospor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectGeometric placeseng
dc.subjectRegister of semiotics representationeng
dc.titleConstruções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semióticapor
dc.title.alternativeRuler-and-compass constructions involving geometric places: a dynamic proposal allied with registers of semiotics representation theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares geométricos, em dois ambientes de aprendizagem: quando se faz uso de papel, lápis, régua e compasso e do software GeoGebra . Assim, nesta perspectiva de pesquisa, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades junto a alunos do curso de graduação em matemática da Universidade Federal de Santa Maria. A fundamentação teórica baseou-se na teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval. Cabe ressaltar que, esta teoria de aprendizagem possui um referencial vasto quanto ao processo de visualização e, consequentemente, apresenta relevância no processo de ensino e aprendizagem de geometria. Por ser uma pesquisa de abordagem qualitativa, a análise dos resultados deu-se a partir das percepções e procedimentos elaborados pelos alunos no decorrer do desenvolvimento da sequência de atividades. Nesse sentido, foram analisados quais registros de representação semiótica foram utilizados pelos alunos nos dois ambientes de ensino propostos. A partir desta análise, verificou-se que foram contempladas as diferentes apreensões e modos de ver uma figura geométrica, distinguidas por Duval. Sendo que, o uso do software GeoGebra favoreceu o aspecto visual dos objetos matemáticos, com ênfase no registro figural.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Inês Farias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979050331045936por
dc.contributor.referee1Fioreze, Leandra Anversa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910618131721810por
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee3Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439420874020989por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples