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dc.creatorCosta, Olga Regina Silva Rosales
dc.date.accessioned2016-12-12
dc.date.available2016-12-12
dc.date.issued2016-08-29
dc.identifier.citationCOSTA, Olga Regina Silva Rosales. MATH IN THE CONTEXT OF THE COVENANT BY NATIONAL HIGH SCHOOL STRENGTHENING. 2016. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6768
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze the Math Notebook of the Covenant by National High School Strengthening (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNEM), to understand how mathematics was presented and see if it includes curriculum changes that might represent a trend of Mathematics Education. The Ministerial Decree No. 1140 of November 22, 2013, established the PNEM, with the stated aim of promoting the appreciation of the continuing education of teachers and coordinators who worked in High School public. The theoretical framework that supports this research was based on the reading of official documents, which supported the continuing education of teachers of the PNEM, reading articles and dissertations about PNEM, High school, Program High School Groundbreaking (Programa Ensino Médio Inovador ProEMI). The methodological framework used was the Content Analysis, as the study of Laurence Bardin. Following the analysis of the work guidelines, we chose the Math Notebook of the PNEM as the context unit. The definition of the initial categories was carried out with the help of software for qualitative data analysis MAXQDA®, conducting the search, the encoding and extracting the coded segments needed for the analysis of Math Notebook. After this step, we define the intermediate categories and final categories of analysis. Thus, it was possible to recognize the PNEM's contribution to the continuing education of teachers and coordinators of High School, allowing teachers had the opportunity to reflect on the curriculum of this stage of basic education in all units of the federation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio (PNEM)por
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectDocumentos oficiaispor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTendência em educação matemáticapor
dc.subjectThe covenant by national high school strengthening (PNEM)eng
dc.subjectContent analysiseng
dc.subjectOfficial documentseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTrend in mathematics educationeng
dc.titleA matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médiopor
dc.title.alternativeMath in the context of the covenant by national high school strengtheningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Caderno de Matemática do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), para compreender como a Matemática foi apresentada e verificar se ele contempla mudanças curriculares que possam representar uma tendência da Educação Matemática. O PNEM foi instituído pela Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, com o objetivo declarado de promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuavam no Ensino Médio público. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa é baseado na leitura dos documentos oficiais que deram suporte à formação continuada de professores do PNEM, na leitura de artigos e dissertações sobre PNEM, Ensino Médio, Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O referencial metodológico utilizado nesta pesquisa foi a Análise de Conteúdo, conforme os estudos de Laurence Bardin. Seguindo as orientações de análise da obra, elegemos o Caderno de Matemática do PNEM como a unidade de contexto. A definição das categorias inicias foi realizada com o auxílio do software para análise de dados qualitativos MAXQDA®, que realiza a busca, a codificação e a extração dos segmentos codificados necessários para a análise do Caderno de Matemática. Após essa etapa, definimos as categorias intermediárias e as categorias finais de análise. Dessa forma, foi possível reconhecer a contribuição do PNEM para a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, permitindo que os docentes tivessem a oportunidade de refletir sobre o currículo dessa etapa da educação básica em todas as unidades da federação.por
dc.contributor.advisor1Martins, João Carlos Gilli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9193613136536224por
dc.contributor.referee1Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.contributor.referee2Chaves, Rodolfo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6901298603635282por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


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