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dc.creatorSchunemann, Tiele Aquino
dc.date.accessioned2017-01-05
dc.date.available2017-01-05
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationSCHUNEMANN, Tiele Aquino. FINANCIAL MATHEMATICS: A META-ANALYSIS UNDER THE REPRESENTATION OF RECORDS VIEWPOINT SEMIOTICS. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6770
dc.description.abstractThis research aims to make a four strict sense investigations synthesis produced by Brazilian instituti-ons that emphasized concepts of financial mathematics developed through educational activities with high school students. Therefore, if adopted as theoretical reference the semiotic representation regis-ters (DUVAL, 2003, 2009, 2011) and the methodological framework meta-analysis (BICUDO, 2014) which can be understood as the realization of a systematic review of a set research intended to culmi-nate in an interpretive synthesis and by analyzing the primary data thereof. The selection of the rese-arch was from a mapping work that highlighted financial mathematics concepts using as source the dissertations relationship and theses published in the Journal Zetetiké, Unicamp, between the years 1993-2011, as well as banks of graduate programs data in the area of Science and Mathematics Educa-tion registered in large multidisciplinary area of the Bank Thesis Coordination Aperfection of Higher Education Personnel - CAPES. It was found that of the 58 studies that emphasized concepts of Finan-cial Mathematics 39 made explicit in its documentary corpus educational activities, among which 08 were developed with high school students. However, it was found that only 04 of these investigations developed, made explicit and included some solutions of students for educational activities that have been proposed. In this context, it was found that the activities the statements were given in the register of natural language and just a matter contemplated the graphic record, while the resolutions of the activities were determined by strategies involving algebraic expressions, the shaft of the arrow and recursion. Such solutions mobilized record in natural language, algebraic / numeric, tabular and cash flow with mostly treatments in cash and numerical flow records.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectMeta-análisepor
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectSemiotics representation registerseng
dc.subjectMeta-analysiseng
dc.titleMatemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semióticapor
dc.title.alternativeFinancial Mathematics: a meta-analysis under the representation of records viewpoint semioticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva fazer uma síntese de quatro investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos de Matemática Financeira desenvolvidas por meio de atividades didáticas com alunos do Ensino Médio. Para tanto, adota-se, como referencial teórico, os registros de representação semiótica (DUVAL, 2003, 2009, 2011) e, como referencial metodológico, a meta-análise (BICUDO, 2014), que pode ser entendida como a realização de uma revisão sistemática de um conjunto de pesquisas com a intenção de culminar em uma síntese interpretativa por meio da análise e dos dados primários delas. A seleção das pesquisas ocorreu a partir de um mapeamento de trabalhos que destacaram conceitos de Matemática Financeira, tomando-se, como fonte, a relação de dissertações e teses publicadas na Revista Zetetiké, da Unicamp, compreendida entre os anos de 1993 a 2011, bem como os bancos de dados de programas de pós-graduação na área de Ensino de Ciências e Matemática cadastrados na grande área Multidisciplinar do Banco de Teses da Coordenação de Aper-feiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Constatou-se que, das 58 pesquisas que enfatiza-ram conceitos de Matemática Financeira, 39 explicitaram, em seu corpus documental, atividades didá-ticas e, dentre elas, oito foram desenvolvidas com alunos do Ensino Médio. No entanto, identificou-se que apenas quatro dessas investigações desenvolveram, explicitaram e incluíram algumas soluções dos alunos para as atividades didáticas que foram propostas. Nesse âmbito, constatou-se que, nas ativida-des, os enunciados foram dados no registro da língua natural e apenas uma questão contemplou o re-gistro gráfico, enquanto que as resoluções das atividades foram determinadas por estratégias que en-volviam expressões algébricas, o eixo das setas e a recursividade. Tais soluções mobilizaram o registro na língua natural, algébrico/numérico, tabular e o fluxo de caixa com tratamentos principalmente, nos registros de fluxo de caixa e numérico.por
dc.contributor.advisor1Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee1Ferreira, Inês Farias
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782632H6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009533382544987por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


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