dc.contributor.advisor | Drabach, Nadia Pedrotti | |
dc.creator | Rossatto, Márcia | |
dc.date.accessioned | 2015-02-26T11:40:47Z | |
dc.date.available | 2015-02-26T11:40:47Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/694 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Learning difficulties can be considered gaps that mark the development of specific skills such as reading, based on education and intelligence of an individual. This damage interferes a lot in everyday and academic life of the individual. This research deals with learning difficulties presented in the early years by some students and the need for educational intervention, respecting the needs of the student presents and strategies adopted by the management to resolve the same team. Seeks to identify the child may have learning difficulties , regardless of social class , race or color , however schools must be prepared to receive these children will need support because they have a right to learn and it cannot be him denied . The reasons are numerous from the culture of origin, cognitive problems and even the methodology used by the teacher which often is not grasped by the student. The objective of this research is to analyze the main difficulties in schools and how the management team works to mitigate them, ie verify attempts, recognition and diagnosis, aiming to build new methodologies that prevent a learning disability resulting in failure educational. To do so, it relies on a qualitative approach through a case study in a public school used as instruments of data collection, direct observation and interviews with the management team. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.title | A gestão escolar diante das dificuldades de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Before school of management learning difficulties | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas lacunas, que marcam o desenvolvimento de habilidades específicas como a leitura, tendo por base a educação e a inteligência de um indivíduo. Esses danos interferem muito na vida cotidiana e acadêmica do indivíduo. A presente pesquisa aborda as dificuldades de aprendizagem apresentadas nos anos iniciais por alguns alunos e a necessidade da intervenção pedagógica, respeitando as necessidades que o aluno apresenta, bem como estratégias adotadas pela equipe gestora para a resolução das mesmas. Busca identificar que a criança pode apresentar dificuldades de aprendizagem, independente de classe social, raça ou cor, no entanto as escolas devem estar preparadas para receber essas crianças que irão necessitar de apoio, pois elas têm o direito de aprender e isso não lhe pode ser negado. Os motivos são inúmeros desde a cultura de origem, problemas cognitivos e até mesmo a metodologia utilizada pelo professor que muitas vezes não é compreendida pelo aluno. O objetivo desta pesquisa é analisar as principais dificuldades existentes nas escolas e como a equipe gestora trabalha para amenizá-las, ou seja, verificar as tentativas, reconhecimento e diagnósticos, visando à construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem resulte no fracasso educacional. Para tanto, apoia-se numa abordagem qualitativa através de um estudo de caso em uma escola estadual tendo como instrumentos de coletas de dados, a observação direta e entrevista com a equipe gestora. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |