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dc.contributor.advisorUbessi, Liamara Denise
dc.creatorFerreira, Daniele Meurer
dc.date.accessioned2014-03-11
dc.date.accessioned2014-03-11T11:11:12Z
dc.date.available2014-03-11T11:11:12Z
dc.date.issued2013-09
dc.date.submitted2014-03-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/69
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Publica em Saúde, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: Bidding is a means of the public sector to acquire goods and services, the form of bidding used changes according to the intention to purchase or hire. The bidding aims to acquire products or services for the lowest price, saving public money. OBJECTIVES: To analyze the summaries of completed studies available in then Scientific Electronic Library Online (SciELO) and scientific and technical literature from Latin America and the Caribbean (Lillacs) about biddings in public management in the last ten years, corresponding to the period from 1993 to 2012. METHOD: Narrative Review describing and discussing the development of the biddings in public administration, under the theoretical point of view, taking into account the descriptors, the inclusion criteria of the study in this article is the subject bidding in public management, being exclusion criteria all studies that do not address this issue in its theme. RESULTS: There were 933 articles, however only 6 works fit the purpose of this article, the analyzed articles dealing with problematic shortage of health resources for the acquisition of commodities, however claim that it is possible to get quality products and appropriate quantities for reasonable prices, since the bidder knows the relevant laws and make an appropriate evaluation of the proposals. CONCLUSION: Quality products and with lower prices, is what is sought, and for this is important to have a qualified staff, who know how to correctly specify the product, it must know the quotation of the product in the market and what is the amount available for acquisition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.titleRevisão narrativa sobre licitações na gestão pública em saúdepor
dc.title.alternativeNarrative review about bidding on public management in healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão de Organização Publica em Saúde - EaDpor
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Licitação é um meio do setor publico adquirir bens e serviços, a forma de licitação utilizada muda de acordo com o que se pretende adquirir ou contratar. A licitação visa adquirir produtos ou serviços pelo menor preço, economizando verbas públicas. OBJETIVOS: Analisar os resumos dos estudos completos disponibilizados na biblioteca Scientific Eletronic Library On line (SCIELO) e literatura científica e técnica da América Latina e Caribe (Lillacs) sobre licitações na gestão pública, nos últimos dez anos, correspondente ao período de 1993 á 2012. MÉTODO: Revisão Narrativa descrevendo e discutindo o desenvolvimento das licitações na gestão pública, sob o ponto de vista teórico, levando em conta os descritores, os critérios de inclusão do estudo a este artigo é o assunto licitação na gestão pública, sendo critério de exclusão todos os estudos que não contemple este assunto em seu tema. RESULTADOS: Foram encontrados 933 artigos, no entanto apenas 6 trabalhos se encaixam na proposta deste artigo, os artigos analisados tratam da problemática escassez de recursos na saúde para aquisição de produtos básicos, no entanto afirmam que é possível sim obter produtos de qualidade e em quantidades adequadas por preços razoáveis, desde que o licitante conheça as leis pertinentes e faça um adequado julgamento das propostas. CONCLUSÃO: Produtos de qualidade e com preços menores, é o que se busca, e para isso é importante que haja uma equipe qualificada, que saibam especificar corretamente o produto, deve saber qual a cotação do produto no mercado e qual a verba disponível para a aquisição.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


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