Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSoares, Eliane Mantelli
dc.date.accessioned2015-03-06T15:53:44Z
dc.date.available2015-03-06T15:53:44Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/705
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis Labor Course Completion presents a study on the design of teachers about reading and writing ,finding out what they think, as plan and work with these students Theme in Early Childhood Education . to realize these goals , deepen qualitative research -narrative , achieved from interviews semi-structured with three teachers who work in groups of Preschool Network Municipal School . So , I highlight the relevance of this research related to the teachers work with the child small , in order to stimulate debate on discussions between teach reading and writing in the Pre - School , although this work has not intended to indicate solutions but reflect and build possibilities walking . Emphasize the importance of path in life result of this research , because I noticed the training as a key work the teachers , and especially the life history of each reflected as background throughout its planning and activities that develop with students in this age group .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.titleConcepções dos professores acerca da leitura e da escrita na educação infantilpor
dc.title.alternativeConcepts about teachers reading and writing in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a concepção dos professores acerca da leitura e da escrita, procurando saber o que pensam, como planejam e trabalham com seus alunos estas temáticas na Educação Infantil. Para compreender estes objetivos, embasei-me em pesquisa de caráter qualitativo-narrativo, concretizada a partir de entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas da Pré-Escola da Rede Municipal de Ensino. Assim, destaco a relevância desta pesquisa relacionada ao trabalho dos professores com a criança pequena, de forma a suscitar um debate sobre as discussões existente entre ensinar a ler e a escrever na Pré-Escola, ainda que o presente trabalho não tenha como objetivo indicar soluções, mas refletir e construir possibilidades de caminhar. Saliento a importância da trajetória de vida profissional no resultado desta pesquisa, pois constatei a formação como peça fundamental no trabalho dos professores e, especialmente, a história de vida de cada um refletida como pano de fundo em todo seu planejamento e nas atividades que desenvolvem com alunos na referida faixa etária.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples