dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Santos, Juliana dos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T13:37:11Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T13:37:11Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/708 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the importance of music in Guarani and Kaingang indigenous
schools of Salto do Jacuí-RS. The music is an important artistic expression in social
and cultural life of indian peoples. This study shows the project "Singing at
Indigenous School", organized and developed into two schools of indigenous
Guarani villages: Tekoá Porã (Salto do Jacuí-RS ) and Flor da Mata (Estrela Velha-
RS), and also Borboleta, a Kaingang’sindigenous school (Salto do Jacuí-RS). The
project aimed to provide musical experiences linked to the indigenous cultural
expression with the purpose, in addition to developing the aesthetic potential of
children, contribute to second language learning. Project activities involving rhymes
and popular songs themselves indigenous cultures Kaingang and Guarani, which
were performed at the three schools involving children in early childhood education
and early years. By conducting the research it was concluded that music can not be
dissociated from the curricular practices of indigenous education, and perceived that
activities are more enjoyable with music and develop more learning and cultural
interaction of these peoples. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Escola indígena | por |
dc.subject | Kaingang | por |
dc.subject | Guaraní | por |
dc.title | Cantando na escola indígena: música dos povos Kaingang e Guarani | por |
dc.title.alternative | Singing at indigenous school: Kaingang and Guarani people music | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a importância da música nas escolas indígenas Kaingang e
Guaraní de Salto do Jacuí/RS. A música é uma manifestação artística e expressiva
importante na vida social e cultural dos povos indígenas. Este trabalho decorre do
projeto "Cantando na Escola Indígena", organizado e desenvolvido em duas escolas
de aldeias indígenas Guaraní: Tekoá Porã (Salto do Jacuí/RS) e Flor da Mata
(Estrela Velha/RS), e ainda uma escola de aldeia indígena Kaingang do Borboleta
(Salto do Jacuí/RS). O projeto teve por objetivo proporcionar experiências musicais
vinculadas à expressão cultural indígena com a finalidade, além de desenvolver as
potencialidades estéticas das crianças, contribuir com o aprendizado da segunda
língua. As atividades do projeto envolveram cantigas de roda populares e cantos
indígenas próprios das culturas Kaingang e Guaraní, as quais foram realizadas nas
três escolas, envolvendo crianças de Educação Infantil e Anos Iniciais. Através da
realização da pesquisa, foi possível concluir que a música não pode estar dissociada
das práticas curriculares da educação indígena, sendo perceptível que atividades
com músicas são mais prazerosas e desenvolvem mais a aprendizagem e a
interação cultural desses povos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |