Show simple item record

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorSantos, Jaqueline dos
dc.date.accessioned2015-03-11T12:09:49Z
dc.date.available2015-03-11T12:09:49Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/711
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research’s goal is check how the development of a democratic management can contribute for an educational reality that prioritize the participative action in education’s advantage. The theoretical support will argue about democratic management, participative management and about parent’s participation in a real and current management that is experienced in a school. This study is based theoretically in authors like Gandin (2001), Paro (2005 e 2010), Lück (2006), Carvalho (2007), Lodi e Araújo (2007), Gestão em rede (2008), Zanini (2008), Hora (2012), among others. It will report about parents’ participation in a state public school localized in the Vale dos Sinos region and what they think about the school where their children are studying related school and management. This research was developed in a qualitative and quantitative way, whereupon verify how the democratic management development can contribute for an educational reality that privilege the participation for a good education. Finally, it will do the data’s analyze. Important views about democratic management are presented and it is possible to recognize that parents’ participation in collegiate organs can contribute for an good management. The first chapter will report about “School management”, conceptualizing and representing the democratic school management. The second chapter will argue about the moment when democratic management performance is found and, in the last chapter, inquires about parents’ opinion about managers’ participation in a democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipação dos paispor
dc.subjectÓrgãos colegiadospor
dc.titleA participação dos pais na gestão democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é verificar como o desenvolvimento de uma gestão democrática pode contribuir para uma realidade escolar que priorize a ação participativa em prol da educação. O embasamento teórico argumenta sobre Gestão Democrática, Gestão Participativa e a participação dos pais em uma gestão real e vivenciada nos tempos atuais, embasando-se na teoria de autores como Gandin (2001), Paro (2005 e 2010), Lück (2006), Carvalho (2007), Lodi e Araújo (2007), Gestão em rede (2008), Zanini (2008), Hora (2012), entre outros. O objetivo da pesquisa apresenta a participação do grupo de pais em uma escola pública estadual na região do Vale dos Sinos, o que pensam sobre a escola em que seus filhos estudam em relação à participação destes, suas opiniões sobre a escola e sobre a gestão. Este estudo é de cunho qualitativo e quantitativo no qual se verifica como o desenvolvimento de uma gestão democrática pode contribuir para a realidade escolar que privilegia a participação de todos em função da educação. Por fim, relata-se uma análise dos dados pesquisados. Apresentam-se aspectos importantes de uma gestão democrática e reconhece-se a realidade participativa dos pais nos órgãos colegiados, assim, contribui-se para uma gestão significativa. No primeiro capítulo, aborda-se sobre "Gestão escolar" conceituando-a e representando o significado de gestão escolar democrática. No segundo capítulo argumenta-se sobre o momento que se constata a atuação da gestão democrática, e no último capítulo, averígua-se sobre o que os pais pensam da participação de todos os gestores na gestão democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.